AO VIVO

A Católica de Pelotas (UCPel) realiza seu vestibular para o curso de Medicina neste domingo (6). A prova será aplicada de forma remota síncrona das 8h às 13h. Ao todo, 1736 candidatos disputam as 155 vagas disponibilizadas. 

Dividida em duas etapas, a prova ocorrerá das 8h às 13h com 30 questões de múltipla escolha. A primeira etapa será destinada às questões de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda, será voltada para elaboração de uma redação e resolução de questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Assim como a prova presencial, o processo seletivo on-line exige cuidados, todos descritos no Manual do Candidato. Para a realização da prova, o candidato deverá ficar isolado de outras pessoas e escolher uma sala silenciosa e iluminada. 

Deverá também estar conectado on-line no mínimo 30 minutos antes do começo da prova, portando um documento de identidade com foto e o CPF (que não pode ser a versão digital, visto não ser permitido o uso de celulares durante a prova). Será permitido o uso de uma caneta esferográfica, uma folha de ofício em branco e uma garrafa de água de material transparente.   

Segurança

Durante a realização do processo seletivo, os candidatos serão monitorados por um software de inteligência artificial e também por fiscais remotos de sala, através de imagens captadas pelas câmeras dos computadores de cada candidato.  Ao entrar no ambiente virtual de prova, o software bloqueia o computador, impossibilitando o acesso à internet e a outros programas. Microfone, câmera, tela, teclado e mouse passam a ser registrados. A ferramenta ainda sinaliza quando o candidato não está olhando para a tela, assim como identifica sinais eletrônicos emitidos por outros aparelhos ou a interrupção de terceiros.     

Resultado 

As questões da prova estarão à disposição dos candidatos no dia 6 de novembro, a partir das 16h, no site do Vestibular. O gabarito da prova também será divulgado na Rádio Universidade (ZYK 273 – 1160kHz). 

A classificação dos candidatos aprovados poderá ser conferida no boletim de desempenho, disponível no site a partir das 16h do dia 16 de novembro de 2022. 

Matrícula

O envio da documentação para a efetivação da matrícula dos aprovados no curso de Medicina será realizado através de formulário on-line. O formulário para envio dos documentos ficará disponível das 9h do dia 17 de novembro de 2022 até as 18h do dia 18 de novembro do mesmo ano. Após esta data, os demais candidatos classificados poderão ser chamados para o preenchimento de possíveis vagas remanescentes através de edital. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101