AO VIVO

Prefeita recebeu visita da coordenadora nacional do movimento

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, nessa segunda-feira (31), pela primeira vez em Pelotas, a coordenadora nacional do movimento Dia de Doar, Carol Dias. O encontro foi para apresentar os detalhes e a programação que está sendo organizada para a data. Em Pelotas, as atividades serão realizadas no dia 29 de novembro, das 9h às 17h, no Largo do Mercado Central.

Durante o encontro, Carol detalhou à chefe do Executivo a intensa mobilização, que no município está sendo conduzida pela Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel).

“Ficamos muito felizes em saber que Pelotas se destaca no cenário nacional como uma cidade com uma estrutura organizada, uma rede fortalecida, para um evento que começou no ano passado. Isso é muito bom e nos traz responsabilidade em manter essa coesão entre as instituições com o apoio da Prefeitura”, observou Paula.

De acordo com a representante da ação, o envolvimento de Pelotas chama atenção devido ao engajamento das lideranças e instituições e o trabalho de cada entidade para ampliar e agregar novos participantes, fazendo com que a campanha se estenda cada vez mais. “Aqui é muito interessante, porque conseguimos ver na prática a diferença que faz o trabalho em conjunto, fazendo a ideia girar, ampliando o movimento, estimulando inclusive o fortalecimento das entidades parceiras entre si”, constatou Carol. 

Essa mobilização fez com que o município também se destacasse entre os critérios estabelecidos para participar de um edital de financiamento para a divulgação do Dia de Doar. Para este ano, a cidade foi contemplada com R$ 25 mil em investimento de crédito para anúncios em redes sociais.

O movimento começou em Pelotas no ano passado, e para essa segunda edição, conta com a participação de 23 entidades.  “Acreditamos que este ano vamos movimentar muito mais pessoas e plantar essa semente da generosidade em todas elas, estimulando o bem e fortalecendo todos os projetos e iniciativas destas instituições”, projetou a coordenadora da Apadpel, Luana Braga. 

No dia de doar, o público poderá conhecer um pouco de cada entidade que estará fazendo diversos tipos de coletas, como de tampinhas de garrafa, alimentos, fraldas, encaminhamentos de doação de sangue, entre outras.  

O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, que vai coordenar o Dia de Doar pelo Município, acompanhou a visita.

A data

O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos, em 2012, como Giving Tuesday, instituição independente, financiada pela Fundação Bill Gates, e foi trazido ao Brasil em 2013, como o Dia de Doar, pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) junto com o Movimento por uma Cultura de Doação.  O objetivo da ação é fortalecer e estimular a generosidade entre a população.

Foto: Gustavo Vara.

Por César Soares