AO VIVO

Atividade aberta à população será realizada pela Prefeitura de Pelotas para ampliar a cobertura vacinal do público infantil e jovem

Ampliar a cobertura de vacinação das crianças e adolescentes de Pelotas. Será com esse objetivo que a Prefeitura realizará a Festa da Vacina nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança, das 9h às 16h, no Largo de Portugal, na antiga Estação Férrea. A diminuição das coberturas vacinais, registrada nos últimos anos, principalmente, do público infantil, motivou o desenvolvimento de uma Campanha Municipal de Recuperação das Coberturas Vacinais, direcionada, prioritariamente, às crianças e aos adolescentes. Para marcar o início da mobilização, diversos serviços serão oferecidos à população durante o evento.

A Festa da Vacina ainda marcará o encerramento da Pedalada do Dia da Criança, organizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito, com local de chegada também na Estação Férrea. No dia, pais e responsáveis devem levar as crianças e jovens para atualizar a Carteira de Vacinação, conforme a necessidade, que será avaliada no momento pelo profissional de saúde.

Estão previstas diversas atividades nesta quarta-feira, com a finalidade de atrair a comunidade para aproveitar o espaço do Largo de Portugal, mas, também, estimular pais e responsáveis para que levem os pequenos para receber as vacinas que faltam para completar a imunização contra várias doenças, colaborando para que as enfermidades já erradicadas, como a paralisia infantil, não retornem. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional e, também, a que protege contra a Poliomielite, que está com campanha em andamento.

As atividades poderão sofrer alterações no decorrer do evento.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que, para receber as vacinas que estarão disponíveis na Festa da Vacina, pais e responsáveis devem apresentar a Carteira de Vacinação das crianças e adolescentes, além de documento de identidade.

Confira algumas atividades confirmadas

– Ponto fixo de vacinação no prédio da antiga Estação Férrea, no Museu Casa da Música

No local, das 9 às 16h, serão aplicadas as vacinas contra a Poliomielite, Influenza, Covid-19 e outras inseridas no Calendário Nacional de Vacinação Infantil e, também, as indicadas para os adolescentes menores de 14 anos.

 Distribuição de pipoca

– Participação das mascotes Zé Gotinha (do Núcleo de Imunização) e Cachorrinha Zooandinha (do projeto Zooando na Escola)

– Atividades educativas sobre saúde bucal, com o projeto Sorrindo na Escola da SMS

– Escolinha de Trânsito da STT para as crianças

– Brinquedos infláveis da Secretaria de Educação e Desporto (Smed)

*Novas atividades poderão ser incluídas até a data do evento.

Por Adriana Rabassa