AO VIVO

As cartas trocadas entre a Baronesa Amélia e sua filha Sinhá serão apresentadas em imagens no Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório, e em filme que será exibido nesta sexta (21), às 18h, no Casarão 6. A exposição também estará disponível em braile

Prefeitura convida a comunidade a prestigiar a exposição ‘Lendo o passado, escrevendo futuro’ promovida em comemoração aos 40 anos do Museu da Baronesa, que ocorrerá a partir desta sexta-feira (21) até o dia 4 de novembro na sala Antônio Caringi, Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório, sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). 

A abertura da exposição será às 17h, com a presença dos curadores, e às 18h será exibido, no Casarão 6, o documentário ‘Entre Amélias’, que retrata o tema da exposição: a troca de cartas entre mãe e filha, ambas Amélias, Baronesa e dona Sinhá.

A mostra foi criada a partir das 150 cartas trocadas entre a Baronesa Amélia e sua filha Sinhá no início do século 20. Foram selecionadas 28 correspondências que deram origem à exposição. Serão apresentadas imagens das cartas originais manuscritas, transcrições para facilitar a leitura e algumas curiosidades sobre o assunto narrado. O material também estará disponível em braile, tornando o evento acessível a todos os públicos.

A exposição tem a curadoria da museóloga Taciana Casanova Kurz, do conservador Marcelo Hansei Madail e da diretora do Museu da Baronesa Fabiane Rodrigues Moraes.

As comemorações dos 40 anos do Museu da Baronesa tiveram início em abril deste ano, data do aniversário da instituição, inaugurada em 1982, e terá seu encerramento em dezembro com a produção de uma capsula do tempo em que serão depositadas cartas de estudantes das escolas da cidade, uma carta produzida pela equipe do Museu e textos de convidados. A cápsula deverá ser desenterrada dez anos depois, na mesma data.

Museu da Baronesa

Tombado como patrimônio histórico, o espaço abriga um acervo composto de mobiliário, indumentárias, fotografias e documentação histórica, localizado no Parque da Baronesa, na avenida Domingos de Almeida, bairro Areal, em espaço público de lazer mantido pela Prefeitura de Pelotas.

Confira as atividades comemorativas aos 40 anos do Museu da Baronesa

Abertura da exposição 

Sexta-feira, 21 de outubro, às 17h

Visitação de 21/10 a 4/11

Sala Antônio Caringi, Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório

Exibição do documentário

Sexta-feira, 21 de outubro, às 18h

Auditório do Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório

Por Tatiana de la Torre