AO VIVO

Cerca de quatro mil alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) voltam às aulas nesta segunda-feira (21) no modelo híbrido. A instituição prepara a implantação do retorno presencial gradativo das disciplinas teórico-cognitivas para ocorrer ao longo do ano letivo de 2022. 

Conforme o pró-reitor acadêmico, professor Ezequiel Megiato, as coordenações de cursos elaboram um cronograma voltado à intensificação da presencialidade. O novo momento prevê atividades presenciais (teóricas e práticas), remotas e síncronas, incluindo momentos presenciais com transmissão simultânea por meios digitais. 

“Cabe lembrar que a UCPel nunca paralisou, mesmo nos momentos mais agudos da pandemia. Vamos voltar a partir de uma estruturação interna com algumas atividades teóricas presenciais, especialmente aquelas com necessidades de dinâmicas”, explica Megiato.

Concomitantemente, a instituição também passará a oferecer presencialmente um conjunto maior de serviços acadêmicos e espaços nos Campi de uso optativo pelos estudantes. O ritmo da retomada irá atender às necessidades do modelo de ensino apresentado ao decorrer do semestre.    

“A ampliação da presencialidade seguirá em conformidade com os protocolos de biossegurança recomendados pelas autoridades sanitárias”, ressalta o pró-reitor acadêmico. Devido a isso, será exigida a apresentação do atestado vacinal para ingresso em todos os Campi. 

O uso de máscara seguirá sendo item obrigatório. Todos os ambientes de convivência e de ensino irão contar com a higienização e sinalizações para guiar a presença de forma responsável e segura.    

Embarque UCPel 

Para recepcionar os novos acadêmicos, a UCPel terá dois momentos de acolhida: on-line no dia 21, às 9h45 para todos os cursos de graduação, com exceção da Medicina, que será às 14h. Neste encontro, a universidade vai apresentar o funcionamento dos setores.

De 22 a 25 de fevereiro, o Embarque UCPel será presencial com apresentação das especificidades de cada um dos cursos de graduação. Será a oportunidade dos novos alunos conhecerem o Campus I, coordenação e docentes dos cursos, currículo, estrutura de laboratórios, formas de estágio, entre outros. As informações sobre as acolhidas serão encaminhadas por e-mail aos novos alunos. 

Caderno UCPel     

A partir da próxima quarta-feira (23), haverá a distribuição dos cadernos UCPel. Professores, estudantes e colaboradores terão até o dia 11 de março para retirar o caderno no Campus I. O cronograma dos horários será divulgado nas redes sociais da instituição.

Comunicação e Relacionamento
Imprensa
Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Rua Gonçalves Chaves, 373 - Prédio C sala 425
(53) 2128.8208