AO VIVO

Uma ferramenta para reunir desafios locais e estimular soluções a partir do conhecimento universitário será disponibilizada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A plataforma UCPel+ (ucpelmais.beformless.net) pretende se tornar um novo canal de comunicação entre a comunidade e a universidade na busca por alternativas para problemas reais. 

Totalmente gratuita, a ferramenta poderá receber desafios de qualquer pessoa, empresas e instituições em geral, como escolas, ONG’s, associações comunitárias, entre outros. Acadêmicos dos cursos de educação a distância, junto com tutores e professores, serão os responsáveis por apresentar alternativas aos problemas recebidos.

De acordo com a diretora de educação a distância da UCPel,  professora Patrícia Giusti, além de contribuir com a comunidade, o site tem como objetivo levar para os estudantes problemas reais, assim como incentivar o networking e a experiência de exercer durante a graduação a futura prática profissional. 

Os desafios recebidos através do site serão trabalhados ao longo do semestre nas disciplinas de Projetos Integradores, espaço destinado à prática dos acadêmicos de cursos a distância. Também poderão ser utilizados como temáticas de trabalhos de conclusão de curso.  

Recentemente, a Plataforma UCPel+ foi apresentada para as empresas integrantes do Grupo APAC: Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Rádio Universidade (RU) e Centro da Criança São Luiz Gonzaga. Outros espaços como o Pelotas Parque Tecnológico e centros comunitários também serão convidados a participar e conhecer a proposta. 


Como usar a ferramenta 


Qualquer pessoa pode cadastrar um desafio. Como primeiro passo, o interessado deve realizar um rápido cadastro diretamente no site. Após, basta clicar na opção enviar um desafio, fazer o login e relatar o problema que vem sendo enfrentado.  

Dificuldades em criação de produtos, ações mercadológicas, análise de resultados, campanhas de conscientização, plano de negócios, criação de planos educacionais tecnológicos, entre outros, podem ser cadastrados na ferramenta. Toda a comunicação entre a universidade e o demandante ocorrerá via plataforma. 


Seja um mentor 

Além de receber os desafios, o site convida egressos da UCPel e profissionais com formação no ensino superior a participarem da iniciativa como mentores. Junto com estudantes e professores da universidade, esses profissionais poderão contribuir para a solução dos desafios através do trabalho colaborativo.

Alguns dos pontos positivos da atuação como mentor são atualização sobre novidades do mercado, visibilidade, networking e aprendizado junto a equipes. Interessados em participar como mentores também devem fazer o cadastro via site. 


Redação: Rita Wicth – MTB 14101