AO VIVO

Os dois cursos mais concorridos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tornaram diferente o domingo (5) para os candidatos a uma vaga em Medicina e Odontologia. Com uma abstenção de 8%, o processo seletivo foi realizado pelo segundo ano consecutivo de forma remota. A Católica ofereceu 155 vagas para Medicina e 40 vagas para Odontologia no Vestibular Verão 2022.

Acompanhados por 60 fiscais, através de um programa dedicado à realização da prova on-line, os candidatos tiveram quatro horas para responder às questões divididas em duas etapas. Na primeira fase, realizada das 8h às 10h, foram aplicadas questões de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. O segundo momento abordou Português, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. A Redação ofereceu aos vestibulandos três temas: 

-Comportamentos pós-pandemia; 

-Discurso de ódio e suas implicações; e, 

-Reflexos da economia na sociedade.

Monitoramento

Repetindo o processo de 2020, os candidatos precisam confirmar a identidade e foram monitorados pelos fiscais de forma remota. Com o auxílio do software foi possível controlar áudio e vídeo e rastrear o uso do teclado e mouse. De acordo com o coordenador da Comissão Permanente do Processo Seletivo da UCPel (Coperps), Fabian Primo, houve casos pontuais de não cumprimento do edital do Vestibular de Verão 2022. “Tivemos um vestibular tranquilo, em que oferecemos todo o suporte necessário- seja através de telefone, redes sociais ou e-mail, para garantir a conexão do candidato com a universidade”.

Segurança aliada a tecnologia

O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, acompanhou de perto todo o processo e destacou a segurança oferecida pelo formato remoto. Segundo ele, a UCPel oportunizou aos candidatos a possibilidade de prestarem a prova de uma maneira segura e mais tranquila na própria casa, sem a dificuldade do translado e evitando as aglomerações. “Nós estamos em um processo de avaliação constante das tecnologias digitais no apoio ao processo educacional e a experiência com vestibulares on-line foi muito satisfatória aqui na universidade”, afirma Bachettini.

Gabarito, resultados e matrícula

Os candidatos podem conferir aqui (https://vestibular.ucpel.edu.br/cadernos-e-gabaritos/) o gabarito da prova. O resultado será disponibilizado no site do Vestibular (https://ucpel.edu.br/noticias/ucpel-realiza-vestibular-de-verao-2022) no espaço “Minha Inscrição”, local onde também pode ser encontrado o boletim de desempenho. A matrícula para os aprovados ocorre das 16h do dia 13 de dezembro até as 18h do 15 de dezembro.

Comunicação e Relacionamento
Imprensa
Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Rua Gonçalves Chaves, 373 - Prédio C sala 425
(53) 2128.8208