A vacinação segue em Pelotas. Nesta terça-feira (6), 2.167 idosos a partir de 65 anos foram imunizados no drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce, enquanto 573 pessoas, com 68 anos ou mais, receberam a primeira dose da vacina nas sete escolas municipais selecionadas. Quem também foi em busca de proteção contra a Covid-19, no laboratório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram os policiais civis e bombeiros.

Vacinação para idosos segue em Pelotas

Na quarta-feira (7), pessoas com 64 anos ou mais poderão ser imunizadas no drive-thru de vacinação. Profissionais de saúde receberão os interessados no Centro de Eventos da Fenadoce das 9 às 17h. O acesso continua pela avenida Pinheiro Machado. No ato da vacinação, é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. A SMS disponibilizará 2.600 doses do imunizante.

Também tem vacina nas escolas

A ação continua nos bairros, nesta quarta-feira (7), para pessoas com 67 anos ou mais. Na quinta-feira (8), a CoronaVac chegará para quem tem 66 anos e, na sexta-feira (9), para quem tem idade a partir de 65 anos. Serão disponibilizadas mil doses, que estarão divididas nas sete escolas municipais escolhidas como pontos de imunização das 10 às 15h. A documentação necessária é a mesma: documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

Confira a programação

• Quarta-feira (7) – idosos a partir dos 67 anos.
  • Quinta-feira (8) – idosos a partir dos 66 anos.
  • Sexta-feira (9) – idosos a partir dos 65 anos.
  • Segunda-feira (12) – idosos a partir dos 64 anos.

Relembre os endereços das escolas e as doses disponíveis

– EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses por dia

– Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) – 200 doses por dia

– EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) – 200 doses por dia

– EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses por dia

– EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal) – 200 doses por dia

– EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) – 100 doses por dia

– EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) – 100 doses por dia

Mantida a imunização para as forças de Segurança

Policiais civis e bombeiros receberam a primeira dose da imunização contra o coronavírus nesta terça-feira (6) conforme o calendário do Plano Nacional de Imunização.

Policiais militares da Brigada Militar receberão a 1ª dose do imunizante nesta quinta-feira (8), conforme cronograma pré-estabelecido. Os agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) serão vacinados na Unidade de Saúde do Presídio.

Formulário de vacinação

Caso o idoso queira, poderá levar o formulário de vacinação previamente preenchido para agilizar o procedimento. As questões estão disponíveis para download no hotsite do coronavírus, na aba ‘Formulário de Vacinação’.

Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação do cidadão.

Fique atento

Em alguns casos, as pessoas deverão apresentar atestado médico para receber o imunizante. São eles:

– portadores de doenças reumáticas imunomediadas;

– pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,

– pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas aquelas pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.