AO VIVO

Com a chegada de mais 9.610 doses foi ampliado o público a ser vacinado contra a gripe (Influenza) em Pelotas. A partir de segunda-feira (19), todas as crianças com idades entre 2 e 4 anos passam a integrar o grupo prioritário e já podem ser vacinadas, além dos demais integrantes do público-alvo neste momento. A aplicação das doses é feita nas 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades, das 13h30min às 16h30min, com exceção das UBSs da zona rural que seguirão os seus horários habituais. 

Grupo prioritário da 1ª etapa

  • Crianças acima de 6 meses a 4 anos de idade
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Indígenas

Panorama até agora

Ao longo desta primeira semana de imunização contra o vírus da Influenza, destinada ao público da primeira etapa, cerca de 1.700 doses foram aplicadas, com 1.082 crianças imunizadas, além de 505 gestantes e 105 puérperas. Aproximadamente 50 indígenas também receberam a vacina.

SMS alerta sobre importância de vacinar as crianças

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Machado da Silva, é fundamental que os pais levem as crianças para a vacinação. 

É muito importante que as crianças sejam imunizadas devido à sazonalidade do vírus entre o outono e o inverno, especialmente com a chegada dos dias mais frios. A vacina é a prevenção para maiores complicações respiratórias“, alertou.

Onde se vacinar

A imunização contra a gripe pode ser feita em qualquer uma das 50 UBSs do Município e também no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.420. A vacina deste ano é a do tipo trivalente, que protege contra três cepas de Influenza: H1N1; H3N2 e B (victoria).