AO VIVO

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Católica de Pelotas (NAF/UCPel) fará uma live sobre a importância da destinação do imposto de renda aos fundos municipais da criança, do adolescente e do idoso. O encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), às 19h, pelo Canal da UCPel no Youtube. 

Conforme a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UCPel, Graciele Sampaio, essa será a primeira atividade do NAF em 2021, que retoma os atendimentos a partir de ações de extensão. “A live contribuirá com a divulgação da campanha desenvolvida pela Receita Federal para destinação do imposto de renda devido aos fundos municipais”, explica.

Serão convidados do debate o inspetor da Receita Federal em Bagé, Gláucio Nascimento de Abreu; o secretário municipal de Assistência Social de Pelotas, José Olavo Bueno Passos; o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pelotas, Cláudio Luiz Balreira; e o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Lélio Luzardi Falcão. 

A mediação ficará por conta da presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Pelotas e Região e membro da Comissão de Estudos do CRCRS Mulher, Maria Rosânia Santana Almeida;  do delegado representante do CRCRS, Carlos Roberto Vaz da Silva Almeida; e do representante da Comissão de Estudos do Voluntariado do CRCRS, Luiz Roberto de Souza Ávila. 

Confira a entrevista realizada na Rádio Universidade no programa Bom dia RU:

Parte Um
Parte Dois

Importância da destinação municipal   

Com o tema ‘Seja um brasileiro solidário, deixe seu imposto de renda no seu município’, a atividade pretende incentivar a destinação solidária. “Ao promover a atividade, o NAF cumpre seu papel prestar esclarecimentos aos cidadãos para que destinem parte do seu imposto de renda devido aos fundos”, pontua a docente.

Essas doações são importantes por incentivarem a qualificação e ampliação das ações realizadas pelas instituições sociais locais. “Destinar parte do imposto de renda para o nosso município é um ato de cidadania”, finaliza Graciele.

São parceiros da atividade a Receita Federal do Brasil, o SindiContábil, o Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) e a Prefeitura de Pelotas. Confira neste link a campanha desenvolvida pela Receita Federal. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101