Um grande movimento foi registrado no Centro de Eventos da Fenadoce, nesta segunda-feira (5), dia que teve início a vacinação de idosos com 66 anos ou mais contra o coronavírus. No total, 1.978 pessoas desse grupo garantiram sua proteção no drive-thru.

O processo segue nesta terça-feira (6), nos pavilhões do Centro de Eventos, para os idosos com 65 anos ou mais. Na quarta-feira (7), a idade do grupo prioritário é ampliada para os 64 anos. O atendimento pelo sistema drive-thru é sempre das 9 às 17h, com acesso pela avenida Pinheiro Machado. Aqueles que comparecerem para a vacinação precisam apresentar documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

Confira a programação

• Terça-feira (6) – idosos a partir dos 65 anos, com 2.400 doses disponíveis.
  • Quarta-feira (7) – idosos a partir dos 64 anos, com 2.600 doses disponíveis.

Vale ressaltar que segue a arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) e destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras. A ação também acontece nas escolas municipais, nos bairros.

Mais de 500 vacinados nas escolas

Também nesta segunda-feira, idosos com 69 anos ou mais, que não puderem comparecer no drive-thru da última semana, tiveram a chance de receber a 1ª dose da vacina nas sete escolas municipais selecionadas pela Prefeitura. Foram 503 beneficiados.

A aplicação nos bairros, para as idades entre 69 a 67 anos, continua até quarta-feira (7). Na quinta-feira (8), a vacinação será ampliada para o grupo de 66 anos e, na sexta-feira, serão imunizados aqueles a partir dos 65 anos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará mil doses, em cada dia, distribuídas nos sete pontos. A ação continuará das 10 às 15h, cumprindo o seguinte cronograma:

• terça-feira (6) – idosos a partir dos 68 anos;
  • quarta-feira (7) – idosos a partir dos 67 anos;
  • quinta-feira (8) – idosos a partir dos 66 anos;
  • sexta-feira (9) – idosos a partir dos 65 anos; e,
  • segunda-feira (12) – idosos a partir dos 64 anos.

Não esqueça os endereços das escolas

* EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses por dia

* Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) – 200 doses por dia

* EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) – 200 doses por dia

* EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses por dia

* EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal) – 200 doses por dia

* EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) – 100 doses por dia

* EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) – 100 doses por dia

Forças de segurança imunizadas

Seguindo o cronograma do Plano Nacional de Imunização, os guardas municipais e policiais rodoviários são os primeiros profissionais da segurança a ser imunizados contra o coronavírus em Pelotas. Enquanto a vacinação dos 180 integrantes da Guarda Municipal se deu às 14h, a dos 41 membros da PRF estava marcada para as 19h.

Para receber a 1ª dose, os trabalhadores das forças de segurança devem apresentar uma declaração que exercem as atividades previstas pelo Ministério da Saúde, além da carteira funcional.

A aplicação do imunizante nesse grupo será no laboratório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizado na rua Lobo da Costa, 1.764, de acordo com o seguinte calendário:

• terça-feira (6) – policiais civis e bombeiros; e,
  • quinta-feira (8) – policiais militares da Brigada Militar.

Os agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) serão vacinados na Unidade de Saúde do Presídio.