AO VIVO

Foi publicado, no Diário Oficial dos Municípios, aviso de licitação referente ao Convite 01/2021, com vistas à contratação de empresa para execução dos projetos da rede de iluminação em LED na avenida Leopoldo Brod, bairro Três Vendas, e nas ruas Irmão Fernando de Jesus e Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, Guabiroba/Fragata. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 4 de março, às 10h, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Essas obras de iluminação são de suma importância para cidade. A avenida Leopoldo Brod, entre a BR-116 e a avenida Fernando Osório, foi totalmente requalificada há menos de 2 meses. Todavia, ela contava com iluminação precária em um trecho e, em outro, não possuía iluminação alguma. O novo sistema é o que faltava para qualificar ainda mais a obra. Quanto às vias da Guabiroba, o LED traz segurança aos moradores e estabelecimentos lá situados, pois se trata das principais vias do bairro”, justifica o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

Os recursos para a execução dos projetos, elaborados pela Prefeitura, por meio da Seplag, estão garantidos por emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).

O que vai mudar

Na Guabiroba, 32 pontos de iluminação de vapor de sódio, nas ruas Irmão Fernando de Jesus e Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, serão substituídas por luminárias LED de 151 Watts. A mudança proporcionará luz branca, mais clara, favorecendo a visibilidade, e mais econômica. 

Na avenida Leopoldo Brod, entre a avenida Fernando Osório e a BR-116, haverá 45 pontos de iluminação – 40 novos e cinco de substituição, além da instalação de postes e de rede aérea para o novo sistema.

Instalação na Coronel Pedro Osório

Nesta semana, teve início a instalação dos postes metálicos altos, no total de oito, de 9 metros, nos canteiros da praça Coronel Pedro Osório, que passa por obras de mudança do sistema de iluminação para LED. Das 148 estruturas ornamentais dos oito caminhos internos, mais de 80% já estão fixadas (119 postes), faltando somente 29, referentes ao trecho 8.

A praça Coronel Pedro Osório é o coração da cidade. Em torno dela, estão os prédios, do ponto de vista histórico, mais importantes de Pelotas, tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Há pouco, foi revitalizada, mas faltava algo fundamental, que é a iluminação, que sempre foi precária e, agora, estará à altura do significado que a área tem para todos os pelotenses”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

Aspectos técnicos

O projeto da mudança da iluminação da praça é da Prefeitura, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que fiscaliza a obra executada pela empresa Eletrotec Sistemas de Energia Ltda. O novo sistema acompanhará o padrão do Centro Histórico, do Calçadão e da rua Marechal Floriano.

Este foi um projeto complexo, um grande desafio para a Secretaria de Planejamento e Gestão. Estamos falando do coração da cidade. Logo, tínhamos que pensar em algo que deixasse a praça iluminada e, consequentemente, segura, mas que não mudasse a arquitetura do local. Fizemos um projeto pensando em todos esses detalhes e, ao final, colheremos estes frutos”, detalha o secretário Roberto Ramalho.

A infraestrutura do projeto já está executada – eletrodutos e aterramentos. A fiação subterrânea será colocada quando o sistema estiver prestes a ser ligado. A empresa já dispõe das novas luminárias para instalação, e a colocação deverá começar quando todos os postes estiverem fixados nos locais determinados.

A iluminação em LED gera luz branca, fria, com maior alcance para visualização, além de representar economia no consumo e durabilidade. Para os 148 postes ornamentais, estão reservadas 146 luminárias de 75 Watts e dois refletores de 150 Watts. Para os postes altos, quatro luminárias de 200 Watts em cada um.