AO VIVO

Apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e líder do Centrão, Arthur Lira (PP) foi eleito o presidente da Câmara dos Deputados e comandará a casa pelos próximos dois anos.

Após uma manhã agitada, com deputados “desembarcando” do bloco do agora ex-presidente Rodrigo Maia, que comandou a sessão, a votação foi finalizada no final da noite de segunda-feira (1) e Lira garantiu 302 votos da Casa. O candidato de Maia e apoiado por um bloco de partidos contrários à Bolsonaro, Baleia Rossi, recebeu 146 votos e ficou em segundo lugar. 

A eleição de Lira configura-se numa vitória do presidente da República, Jair Bolsonaro, que fez campanha para que o deputado fosse eleito e combateu Rossi, o candidato de Rodrigo Maia, com quem teve embates públicos durante seu primeiro ano de mandato e também a pandemia da Covid-19. Partidos como o PT e o PDT apoiaram Rossi. 

Em seu discurso na tribuna da Câmara, Lira defendeu a coletividade no Legislativo e enviou recados para Maia:

Somos representantes de mais de 51 milhões de brasileiros. Tendo em vista a representatividade desse plenário, coloquei desde o início a nova funcionalidade dessa Casa. 51 milhões não podem ser da vontade de um só deputado. A Câmara não pode ser do eu, e sim do nós. Por acaso nessa Casa há um trono? Tudo nessa Casa é coletivo. Em respeito à colegialidade temos que dar voz a todas as deputadas e deputados. Temos que devolver o plenário da Câmara dos Deputados. Ao presidente não cabe falar, cabe ouvir, de forma neutra, menos eu e mais nós. Não é à toa que o regimento definiu que quem ocupa a presidência não pode votar. A presidência não pode falar pela Casa“.

Também concorreram a presidência Alexandre Frota, do PSDB, André Janones, do Avante, Fábio Ramalho, do MDB, General Peternelli, do PSL, Kim Kataguiri, do DEM, Luiza Erundina, do Psol e Marcel Van Hattem do novo.