AO VIVO

A MetSul Meteorologia alerta que um ciclone muito intenso para os padrões históricos desta época do ano está se formando, entre esta quarta-feira (3) e quinta-feira (4), junto ao Sudeste do Rio Grande do Sul e o Leste do Uruguai. Este sistema trará potencial pra transtornos por chuva localmente forte a excessiva, temporais isolados com risco de vendavais e rajadas de vento ciclônico que serão fortíssimas em alto mar e fortes a muito fortes em pontos das costas do Uruguai e do Rio Grande do Sul. 

O ciclone e a frente fria derivada do sistema irão mexer com o tempo em todo o Centro-Sul do Brasil durante esta segunda metade da semana, trazendo primeiro chuva e temporais e, na sequência, queda de temperatura e um alívio na sequência de dias de muito calor.

Ciclogênese começa hoje

Nesta quarta (3), um centro de baixa pressão avança do Norte da Argentina para o Rio Grande do Sul e o Uruguai, aumentando a instabilidade sobre o território gaúcho no decorrer do dia e iniciando um processo de ciclogênese (formação de um ciclone).

Ao interagir com o ar tropical, a área de baixa pressão sobre o território gaúcho vai gerar grandes nuvens de desenvolvimento vertical, típicas de tempestade, capazes de provocar temporais localizados em que há risco de granizo isolado e, especialmente, vendavais em alguns pontos. Alguns temporais podem ser de forte intensidade e causar transtornos e/ou danos à população. Todas as regiões do Rio Grande do Sul estão na área de alerta.

Vento ciclônico começa amanhã

Alerta-se que na quinta-feira permanece o risco de chuva localmente forte a intensa com altos volumes localizados e uma possibilidade, menor, de temporais isolados com vento forte, mais concentrado na primeira metade do dia

Ciclones tradicionalmente têm pouca influência em termos de vento ciclônico no Oeste, Noroeste e Norte gaúcho, mas pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, além do Sul e do Leste do Uruguai, devem ter intensificação do vento e rajadas por vezes fortes entre quinta e sexta-feira (5). 

A previsão da MetSul, com base em todo o conjunto de dados, é que as rajadas devem ficar, em média, entre 60 km/h e 80 km/h na maioria dos pontos, isoladamente superiores, mas no litoral gaúcho, em particular no Litoral Sul, podem ser mais fortes e atingir marcas de 80 km/h a 100 km/h com marcas isoladamente superiores.

Ciclone origina frente

A frente fria associada ao ciclone vai conseguir progredir muito para Norte e, depois de passar por Santa Catarina e o Paraná entre quinta e sexta, alcançará o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. Não será um sistema frontal intenso e os volumes de chuva associados na sua chegada não devem ser altos na maioria dos locais, entretanto ao interagir com o ar muito quente na região poderá provocar ocorrências isoladas de tempo severo como vendavais isolados e episódios de chuva localmente torrencial. 

Ar mais frio avançará na retaguarda da frente, trazendo queda de temperatura e um alívio para o intenso calor que vem se registrando no Centro-Sul do Brasil.

Agitação marítima e ressaca

Adverte-se ainda que em razão do ciclone ser intenso e evoluir lentamente razoavelmente perto da costa, o mar deve ficar muito agitado no litoral do Uruguai (oleaje) e na costa gaúcha e do Sul do Brasil com alto risco de ressaca que pode ser forte em algumas praias, não se descartando erosão costeira. A navegação será extremamente desaconselhável na costa durante a atuação deste ciclone sob risco de naufrágio.