AO VIVO

Nesta sexta-feira (5), às 10h, será realizada a 11ª Abertura oficial da colheita “Uvas de Pelotas”, com transmissão on-line pelo canal da Embrapa no YouTube, com acesso pelo endereço eletrônico. Além dos pronunciamentos de autoridades e de depoimentos de produtores, haverá apresentação de vídeos, gravados em pomares da zona rural local, mostrando o potencial da cultura no Município.

O dia 5 também marca a abertura da Feira Municipal Uvas de Pelotas, com bancas instaladas no Centro e em bairros, proporcionando comercialização direta entre produtores e consumidores até o dia 20. O quilo custará R$ 5,00 – mesmo preço praticado em 2020 –, com as frutas acondicionadas em embalagens padronizadas.

Autoridades confirmadas

A transmissão da abertura oficial da safra contará com pronunciamentos do prefeito em exercício, Idemar Barz; do secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel; do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri; do representante da UFPel, professor César Rombaldi; do chefe geral da Embrapa, Roberto Pedroso; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilson Loech.

O secretário Jair Seidel salienta que o objetivo da transmissão da solenidade “é valorizar a produção e os produtores locais de uvas, além de ressaltar a excelente qualidade da safra e estimular o consumo. A expectativa de vendas nos 15 dias da Feira gira em torno de oito a dez toneladas”. Trinta e oito famílias da zona rural produzem a fruta e Pelotas conta com quatro agroindústrias de sucos e vinhos em funcionamento, mais seis em fase de implantação.

Saiba os pontos e datas da Feira

As variedades de uvas americanas de mesa, produzidas na zona rural, são Niágara branca e rosa, Bordô e Isabel. Consumidores poderão encontrá-las na Feira Municipal Uvas de Pelotas, com ponto fixo no Largo do Mercado Central, diariamente entre os dias 5 e 20 deste mês, e em bairros. 

  • Sexta-feira (5, 12 e 19) – avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
  • Sábado e domingo (6, 7, 13, 14 e 20) – Laranjal
  • Segunda-feira (8 e 15) – Terra Nova – Três Vendas
  • Terça-feira (9) – Guabiroba – Fragata
  • Quarta-feira (10 e 17) – BIG
  • Quinta-feira (11 e 18) – avenida Duque de Caxias – Fragata
  • Terça-feira (16) – Laranjal