AO VIVO

Um estudo realizado pela Universidade Feevale, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica, encontrou a presença da variante E484K da Covid-19 em amostras coletadas no Rio Grande do Sul. A variação é a mesma identificada no Rio de Janeiro no final do ano passado, em que se estuda possibilidade dela gerar uma mutação em uma região chave para a formação de anticorpos específicos, o que facilitaria casos reincidentes. 

O grupo de pesquisadores ainda está finalizando a análise do genoma completo das 92 amostras virais de circulação recente no RS. A decisão de divulgar os resultados preliminares visa alertar as autoridades sanitárias, visto que os estudos e, inclusive, eventuais dispersões da Covid-19, são extremamente importantes para a segurança de todos. 

“A crescente diversidade genética do Sars-Cov-2 encontrada nesse estudo e em trabalhos recentes no Brasil reitera a importância da constituição de redes de sequenciamento e análises genéticas colaborativas para a realização de vigilância genômica”, alertou o grupo.