AO VIVO

A partir desta sexta-feira (8), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) terá, na prática, dois reitores. Isabela Andrade, atual diretora do Centro de Engenharias, assumirá legalmente a Reitoria, em função da nomeação realizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O professor Paulo Ferreira Júnior, nome mais votado na eleição feita dentro do Conselho Universitário e na consulta informal realizada na comunidade, assume extraoficialmente junto, em uma inédita cogestão. Os dois fizeram parte da lista tríplice vencedora da eleição, defendendo, portanto, os mesmos grupos e programa.

Em uma live transmitida nas redes sociais, a professora Isabela revelou que o dia de sua nomeação foi um dos piores de sua vida, pelas agressões e provações sofridas. Afirmou que a equipe de gestão construída será mantida e que manterá as 136 ações previstas no programa, oriundas das demandas das unidades. “Não era minha intenção a Reitoria e lamento a não nomeação do Paulo. Assumo este ônus, com a certeza de que somos um grupo, um só programa. Eu e o Paulo, juntos, reitora nomeada e reitor eleito, assumimos em nome da UFPel”, concluiu.

Dizendo que a UFPel foi alvo de um golpe, Paulo Ferreira Júnior, disse que faz parte de um grupo, de um projeto, e que trabalhou sempre ao lado de Isabela na campanha. “O programa é que foi eleito pela comunidade”, declarou. Pediu apoio pelo direito de exercer o cargo e que, “até a reversão da situação, haverá uma gestão compartilhada com Isabela”, afirmou.

Luta por Paulo Ferreira 

O reitor que está deixando o cargo, Pedro Hallal, disse, também na mesma transmissão, que a opção em não promover uma renúncia à nomeação da professora Isabela ocorre em função do fato de que, se isso fosse feito, o Ministério da Educação nomearia um interventor por seis meses, que depois deste período chamaria nova eleição.

Hallal afirmou também que a UFPel lutará intensa e incessantemente pelo direito democrático de Paulo Ferreira assumir a Reitoria. Entre as ações neste sentido, estão recurso administrativo no MEC, ação junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e medidas jurídicas e políticas.