AO VIVO

Por: Aline Klug

Finalizada a participação na Série D do Campeonato Brasileiro, o Pelotas torna sua atenção ao Campeonato Gaúcho de 2021. Após conhecer seu caminho na competição, anunciado no congresso técnico que aconteceu na última segunda-feira, a primeira movimentação é fora das quatro linhas, que já teve Manuel Nunes anunciado como o novo diretor de futebol e Rafael Farias como executivo de futebol.

Na edição 2020 do estadual, o lobo finalizou o campeonato na última colocação, com duas vitórias, dois empates e sete derrotas. Em um ano atípico, em que a competição sofreu interrupção por quatro meses, após parecer positivo por parte de todos os clubes, foi aceito que não haveria rebaixamento. Logo, o Pelotas segue na elite do futebol gaúcho, mas com meia cota financeira.

Em entrevista à Rádio Universidade ainda na semana passada, o presidente Gilmar Schneider afirmou estar, juntamente com o presidente do São Luiz, que também receberá metade do valor, pleiteando com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) uma reanálise do caso.

Nesta terça-feira, o responsável pelo clube afirmou que o apelo não foi aceito pela entidade. “Quando não ia ter rebaixamento, foi definido que em função da pandemia não ia ter rebaixamento e iam ser 14 clubes [Gauchão 2021], então ia tirar metade dos dois últimos para dar para os dois que estariam subindo” afirmou.

Segundo ele, a FGF usou o valor da verba para indenizar os clubes que disputariam a Divisão de Acesso 2020. “Eu argumentei que a destinação da cota, a destinação da verba, era para os que subissem, não pra indenizar o encerramento da competição, mas foi voto vencido, não mudou nada” declarou.

Agora, a direção trabalhará para conquistar novos investimentos e patrocínios, visando a reposição desse valor que não será repassado pela organizadora da competição. “A gente vai ter que ir atrás de alternativas, porque teve meses no Campeonato Gaúcho desse ano que a gente gastou quase R$600 mil no mês. Então se tu tem uma meia cota, vamos supor que gire em torno de R$650 mil, tu divide em quatro meses, falta muito dinheiro para atingir o objetivo.”

Retornando à Boca do Lobo

Independente da renda para o estadual, o Lobo começa a mexer os pauzinhos e pensar no próximo ano. Ainda em entrevista à Rádio Universidade na tarde de ontem, o presidente afirmou que uma reunião estaria prestes a acontecer e que aquele seria o momento de definir os responsáveis pelo departamento de futebol. “A gente está aglutinando mais pessoas no projeto do dia a dia do Pelotas” declarou.

Cargos que já começam a tomar caras, estas muito conhecidas e vencedoras em suas passagens pela Boca do Lobo. Manoel Nunes, o Neca, foi anunciado pelo clube ainda na terça-feira, confirmada também a saída de Moisés Von Ahn, e nesta quarta foi a vez de Rafael Farias retornar como executivo de futebol do clube.

Neca foi diretor de futebol em 2018, quando o Pelotas conquistou a Divisão de Acesso. Conhecido pela sua paixão pelo clube, Manoel fala em conquistas maiores. “Vamos trabalhar em conjunto para que a gente possa desenvolver um trabalho sério e que devolva o Pelotas ao lugar dele, que nos últimos anos não conseguimos” afirmou em entrevista.

Quem também volta ao lobo é o diretor executivo Rafael Farias, que também fez parte do departamento em 2018, e no ano seguinte participou da campanha que levou o Pelotas ao titulo da Copa Seu Verardi.

Foto: Tales Leal – AI/ECP