O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) foi contemplado com verba de emenda parlamentar para ampliação e qualificação do Centro Cirúrgico. Os valores de R$ 1 milhão, destinado pelo deputado Daniel Trzeciak, e, R$ 250 mil, pelo deputado Afonso Hamm, serão utilizados para reabertura de uma sala cirúrgica e aquisição de equipamentos para outras três salas.

Referência do Pronto Socorro Municipal (PS), o Centro Cirúrgico do HUSFP realiza, por exemplo, cirurgias eletivas, de urgência, de emergência e de maternidade. “O Centro Cirúrgico do HU é essencial às atividades realizadas no PS, que não poderiam existir enquanto serviço sem contar com essa retaguarda”, explica o diretor de assistência, médico Edevar Machado Júnior.

O Centro Cirúrgico do HUSFP é composto por sete salas cirúrgicas mas, atualmente, seis estavam em funcionamento devido à falta de equipamentos. Em 2019, o espaço foi responsável por realizar, em média, 658 cirurgias ao mês. Com o acréscimo da sétima sala, a estimativa é aumentar o número para mais 110 cirurgias por mês.

De acordo com o diretor de gestão, administrador Maurício Karini, a verba será utilizada para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia como foco cirúrgico de teto, microscópio cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida, aparelho de anestesia, bisturi elétrico, monitor multiparâmetro e mesa cirúrgica.

Karini destaca que o acréscimo de uma sala cirúrgica deverá contribuir para diminuição do tempo de espera das cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS). “A pandemia aumentou a demanda reprimida desses procedimentos.  Assim que forem liberados, o HUSFP vai atender e aumentar a capacidade em relação ao centro cirúrgico”, afirma.

Referência para a região sul

O HUSFP é um dos hospitais mais relevantes para Pelotas e região por sua atuação integral no SUS e por comportar o PS, referência para 21 municípios e quase um milhão de habitantes. “Nosso hospital é referência dentro do SUS por tudo o que ele faz. Não só pela atenção hospitalar, mas também pela atenção ambulatorial especializada, pela participação em UBS’s, rol de serviços importantes para a rede como um todo”, explica Machado.

Conforme o deputado Daniel Trzeciak, contribuir para melhorar o atendimento de saúde à população reforça o compromisso assumido desde o início do mandato. “Como deputado federal, tenho a condição de destinar recursos para instituições que cuidam da saúde e preservam vidas, como o HUSFP, que atende não só Pelotas, mas toda a nossa região”, diz.

O deputado Afonso Hamm destaca que esses equipamentos representarão salvar vidas, aumentar o atendimento da rede do Sistema Único e diminuir as filas causadas pela pandemia. “Saúde é nossa prioridade de atuação. Estamos muito satisfeitos em contribuir com o hospital para equipar as salas cirúrgicas, oferecer segurança e infraestrutura para os profissionais da área de saúde”, enfatiza.

Ambos os recursos devem ser entregues ao HUSFP ainda no mês de dezembro.