AO VIVO

Por: Aline Klug

O governador Eduardo Leite fará hoje uma live, programada para as 17 horas, na qual anunciará o novo decreto que entrará em vigência no Estado visando conter o avanço da pandemia. O atual decreto em vigência, estipulado inicialmente com 14 dias de duração, se encerra nesta segunda-feira (14).

Antes, às 15 horas, ocorrerá reunião do Gabinete de Crise. Na última sexta-feira, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado trouxe pela primeira vez a classificação da bandeira preta, de altíssimo risco de contágio para o coronavírus. As regiões de Bagé e Pelotas estão nesta classificação, representando 28 municípios.

A bandeira preta é a restrição máxima prevista pelo modelo de Distanciamento Controlado e significa que tanto a capacidade hospitalar quanto o contágio da doença alcançaram níveis críticos. Desde o início da pandemia, mesmo nos momentos mais difíceis, a bandeira preta não havia aparecido. A situação se impõe em um dos momentos mais delicados do ano, com curvas ascendentes de contaminados e de ocupação em UTIs, aliadas às festas de Natal e Ano Novo, às férias e ao Carnaval.

Após a divulgação do mapa preliminar, anunciado pelo governo do Estado, a prefeita Paula Mascarenhas, através de suas redes sociais, afirmou que recorreria da decisão. Segundo ela, a decisão foi tomada “em respeito aos comerciantes e a população pelotense que cumpre o decreto estabelecido desde a ultima quinta-feira”.

Porém, nesta segunda, e entrevista a Rádio Gaúcha, a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergamann, confirmou que Pelotas seguirá em bandeira preta (risco altíssimo), mesmo com a ampliação de leitos apresentada pela prefeitura.