AO VIVO

Por Renan Santos

O Lobo teve um resultado péssimo nesta 10ª rodada do campeonato brasileiro da Série D. Jogando em casa, o time foi derrotado pelo São Luiz pelo placar de 2 a 1, de virada. Uma derrota que complicou a situação do Pelotas na busca por uma vaga na próxima fase. Ainda restam quatro rodadas e o Lobo tem três jogos fora de casa. O confronto em casa é contra o Novorizontino, líder e que está invicto na competição. O Pelotas vai precisar trabalhar muito para conseguir a classificação.

O time de Ricardo Colbachini começou bem a partida, controlando as ações e dominando o São Luiz. Com bom nível de produtividade, o Lobo circulava bem a posse e conseguiu criar boas chances de gol, principalmente pelo lado esquerdo, com Ariel. Era um time agressivo e que estava buscando a vitória. Chegou ao gol em uma jogada de velocidade do atacante, que serviu Marcelo para abrir o marcador. A partir da abertura do placar, o Pelotas teve mais confiança e ganhou ainda mais intensidade na partida. Passou a circular a bola com mais velocidade e envolvia o São Luiz. Porém, em um erro de saída de bola, o Lobo tomou o gol de empate. Em uma falha de Ramires no meio-campo, o São Luiz roubou a bola e, com objetividade e uma rápida troca de passes, Hugo Almeida colocou a bola pro fundo do rede. 

Depois do gol, o Pelotas caiu de rendimento e o time de Ijuí equilibrou as ações. O time áureo-cerúleo mostrou, mais uma vez, fragilidade psicológica e passou a errar passes, perder organização tática e volume de jogo. O gol de pênalti, novamente de Hugo Almeida, consolidou a virada do time de Ijuí e foi um balde de água fria na equipe áureo-cerúlea. Sem o técnico Ricardo Colbachini, expulso ainda na primeira etapa, o auxiliar-técnico Alessandro Telles viu a equipe perder a partida com três substituições ainda a serem feitas. A atuação já estava ruim e as mudanças que foram efetuadas não surtiram o efeito esperado pela comissão técnica.

O resultado complicou a situação do Pelotas na tabela e comprometeu uma classificação que parecia muito próxima para a segunda fase.. Além dos adversários, o Lobo também precisará um retrospecto bastante presente durante a campanha na Série D: a dificuldade de vencer fora de casa. Com exceção da histórica vitória de 9 a 0 contra um frágil e desmobilizado São Caetano – que atuou com um time misto entre reservas e atletas das categorias de base -, o Lobo não conseguiu sequer marcar gols longe da Boca do Lobo. Este desempenho preocupa, pois três das quatro últimas rodadas são fora de casa. Além disso, os duelos são contra adversários diretos – Joinville, Caxias e Marcílio Dias –  e o time ainda não mostrou força e equilíbrio mentais para superar situações adversas. Foi assim nas derrotas para Novorizontino e São Luiz e no empate contra o Tubarão, que é vice-lanterna do grupo. O jogo que resta em casa é contra o time paulista treinado por Roberto Fonseca, que lidera a competição de forma invicta.

Pelo desempenho apresentado contra o São Luiz, o Pelotas precisará suar sangue para se classificar. Vai ter que trabalhar muito, ganhar intensidade, força psicológica e aprimorar a tomada de decisão, além dos acertos técnicos que precisam melhorar.  A 10ª rodada terminou com um empate de pontos entre o Lobo, Joinville, Caxias e Marcílio Dias. As quatro equipes tem 15 pontos e estão separadas pelos critérios de desempate. O Pelotas enfrentará as três equipes fora de casa nas últimas quatro rodadas e o desempenho não anima. A derrota para o São Luiz pode ter custado a vaga para os mata-matas.