AO VIVO

Por Renan Santos

Após a inesperada saída do técnico Hemerson Maria, a direção xavante agiu rápido no mercado e já contratou um novo treinador. Na última sexta-feira (30), Cláudio Tencati foi anunciado como comandante rubro-negro para a sequência da Série B. Ele deverá fazer sua estreia diante do Cuiabá, no Bento Freitas, no próximo dia 7, em partida válida pela 20ª rodada do campeonato brasileiro da Série B. No jogo atrasado diante do Sampaio Corrêa, Cirilo ainda será o comandante do time, visto que Tencati ainda não está regularizado no Boletim Informativo Diário (Bid) da CBF.

Apresentado no final da última semana, ele já comandou o primeiro treino junto ao grupo rubro-negro. Ele foi contratado junto com seu auxiliar-técnico, Aléssio Nunes e com seu preparador físico, que em breve chegará a Pelotas. Depois da apresentação oficial, ele concedeu entrevista exclusiva ao repórter da Rádio Universidade, Marcelo Prestes. Sobre a saída surpreendente de Hemerson Maria e como ele pretende fazer a transição entre os dois trabalhos, ele afirmou que irá transmitir gradativamente os seus princípios de jogo. “O trabalho do Hemerson teve muitos aspectos positivos. Tinha um trabalho sólido, muito consistente e que pretendemos manter muitas coisas. Aos poucos, vamos mudando alguns pontos que entendemos que precisam ser mudados. Vai ser algo pontual, no dia a dia e vai ser incrementado aos poucos”, explicou.

Hemerson Maria havia sido contratado para mudar a cultura de futebol do Brasil e para ser o comandante de um projeto de longo prazo. Acabou saindo com cerca de quatro meses de trabalho, mas o planejamento de consolidar essa mudança e de implementar um trabalho de continuidade e também de renovação no Bento Freitas também segue com Cláudio Tencati. “A Série B tá exigindo mais velocidade. Os jogos estão mais intensos e dinâmicos, exigindo muita força na transição. É necessário que haja a estruturação de uma renovação. O Brasil vinha tendo necessidade de um jogo mais intenso e mais técnico, mas sem perder o seu DNA gaúcho. O time não pode deixar de ser competitivo, aguerrido e brigador o tempo inteiro, o que precisamos fazer é somar isso com a parte técnica”, pontuou Tencati.

O Brasil já havia tentado a contratação do treinador em outras duas oportunidades. A primeira delas foi na temporada de 2019, quando Cláudio Tencati já havia acertado com o Vitória e o xavante acabou contratando Paulo Roberto Santos para substituir Rogério Zimmermann. Na atual temporada, aconteceram negociações após a saída de Gustavo Papa, mas o presidente Ricardo Fonseca acabou optando por Hemerson Maria, que se desligou na semana passada. Depois destas duas negociações que deram errado, o agora técnico xavante valorizou o acerto com o Brasil. “É um grande privilégio poder trabalhar aqui. Apareceu a oportunidade e é uma chance que não dá pra desperdiçar. O Brasil é uma equipe competitiva, de muita tradição, história e temos tudo para fazer um grande trabalho”, destacou.

Carreira

Como treinador, Cláudio Tencati teve um trabalho de bastante destaque no Londrina, equipe na qual teve uma trajetória muito semelhante a de Rogério Zimmermann no Brasil. Em um trabalho de quase sete anos, assumiu a equipe na segunda divisão paranaense e colocou na Série B, chegando a enfrentar o xavante nas semifinais da Série D, em 2014, e na fase de grupos da Série C, em 2015. Nas duas oportunidades, as duas equipes conquistaram o acesso. Ainda comandou Atlético Goianiense, quando terminou a Série B na 6ª posição em 2018, e o Vitória em 2019, quando acabou saindo no decorrer da competição. Na reta final da Série B do ano passado, voltou ao Londrina para tentar a salvar a equipe do rebaixamento, mas não teve sucesso.