AO VIVO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina CoronaVac contra a Covid-19. De acordo com a agência, a interrupção foi determinada na segunda-feira (9) por causa de um “evento adverso grave”, mas não deu detalhes sobre a causa específica da suspensão.

A Anvisa informou que foi notificada do “evento” em 29 de outubro. Mais de 10 dias depois, determinou que nenhum novo voluntário poderá ser vacinado até que a agência possa avaliar os dados e “julgar o risco/benefício da continuidade do estudo”.

Segundo uma lista divulgada pela agência, são considerados eventos adversos graves “morte, evento adverso potencialmente fatal, incapacidade ou invalidez persistente, internação hospitalar do paciente, anomalia congênita ou defeito de nascimento, qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico e evento clinicamente significante”.

Causa da morte

A causa da morte do voluntário que participava dos testes da vacina CoronaVac foi suicídio, segundo boletim de ocorrência obtido nesta terça-feira (10) pela TV Globo.

Pouco depois da divulgação da causa da morte do voluntário, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou em entrevista coletiva que “objetivamente, não havia essa informação [de que o voluntário se suicidou] entre as que recebemos ontem [segunda-feira]“.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado às 16h02 de 29 de outubro em uma delegacia da Zona Oeste de São Paulo, policiais militares foram acionados pelo rádio para atender a uma “ocorrência de encontro de cadáver”.

Ao chegar ao apartamento, os policiais foram recebidos pelo zelador do prédio, que mostrou um homem de 32 anos no chão do banheiro – perto do braço dele, havia uma seringa e diversas ampolas de remédio. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O laudo necroscópico ainda não foi divulgado. O resultado depende do exame toxicológico, que demora mais tempo para ficar pronto.

Resumo do caso

  • A Anvisa suspendeu, na segunda, os testes da CoronaVac, citando um “evento adverso” com um voluntário.
  • Esse evento adverso foi a morte de um voluntário.
  • O Instituto Butantan, que desenvolve à vacina, se disse surpreso. ‘É impossível a vacina ter relação com o evento adverso‘, disse o diretor do órgão.
  • Na manhã desta terça, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a pausa no teste: ‘Mais uma que Bolsonaro ganhou‘. Ele considerou o episódio uma vitória sobre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de quem é adversário político.
  • No início da tarde desta terça, soube-se que o voluntário se suicidou.