AO VIVO

Por: Aline Klug

O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acolheu, por unanimidade, nesta quinta-feira (19) o recurso apresentado pelo PT pela validade da candidatura e dos votos recebidos pelo candidato Rafael Martinelli, que havia sido rejeitada pela justiça em primeira instância. Com isso, o partido ganha uma segunda cadeira na Câmara de Vereadores com Sidnei Fagundes. O PP perde a terceira vaga, de Rafael Amaral. Ainda cabe recurso.

Entenda

A Justiça Eleitoral havia considerado inválido o registro de Martinelli por ausência de comprovação de filiação. O candidato recebeu 595 votos, e o Partido dos Trabalhadores (PT) precisaria de 320 para eleger um segundo representante na câmara.

A primeira cadeira será ocupada por Miriam Marroni. Segundo o procurador regional eleitoral substituto, José Osmar Pumes, há a existência de uma Certidão de Composição Partidária no próprio tribunal, o que seria suficiente para atestar que o candidato é filiado à sigla.

Diante do documento, o relator do caso, desembargador eleitoral Arminio José Abreu de Lima Rosa deu parecer favorável ao recurso, estabelecendo a validade da candidatura. A orientação foi seguida pelos demais magistrados.

Na distribuição de cadeiras na Câmara, Rafael Amaral (PP), que conquistou 1.980 votos no pleito de domingo, perde a terceira cadeira. Os representantes do Progressistas na bancada serão Jair Bonow e Michel Promove. A defesa do candidato pretende recorrer da decisão.

Amaral sai, Sidnei entra

Sidnei Fagundes (PT) ocupará o posto. Ele que é Integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades e estava concorrendo pela terceira vez à Câmara. Sidnei foi o segundo mais votado do PT, com 1.065 votos.