AO VIVO

Por Renan Santos

O Brasil conquistou uma importante vitória em Caxias diante do Juventude. Com o resultado, o time confirmou uma invencibilidade de oito anos sem perder o clássico contra o Papo. Na tabela, os três pontos recolocaram a equipe na zona intermediária da classificação e com uma distância segura do Z4. No contexto que o time de Hemerson Maria vivia na competição, a reação foi importante e dá confiança para a sequência do trabalho.

Depois de uma invencibilidade de seis jogos, o Brasil acabou perdendo no detalhe em casa para a Chapecoense. Apesar da boa atuação, o time pecou nas conclusões e acabou penalizado no último minuto da partida. O resultado fez com que a equipe caísse algumas posições e diminuísse a distância da zona de rebaixamento. O time ainda marcou passo em Santa Catarina onde, mesmo com uma atuação segura, acabou novamente derrotado, desta vez pelo Avaí. Em uma desatenção da zaga e em um chute despretensioso, que acabou desviando em Leandro Camilo e morreu no fundo da rede. Na única oportunidade que teve duas derrotas seguidas anterior a esta, o Brasil acabou reagindo e venceu o Cruzeiro no Bento Freitas. O time havia perdido pro CRB, em uma atuação muito ruim, e para o Operário. Ganhou do time mineiro, adquiriu confiança e embalou uma sequência de seis jogos de invencibilidade.

Perder para o Juventude seria consolidar uma sequência de três partidas sem vitória e deixaria a equipe pressionada para vencer o Figueirense, no estádio Bento Freitas. Caso tivesse perdido para o time caxiense, o confronto contra os catarinenses seria um confronto direto. O Brasil venceu o Juventude e é o 13º colocado, com 18 pontos, quatro a mais que o próprio Figueirense, que é o primeiro na zona de rebaixamento, sendo o 17º colocado, com 14 pontos. Se tivesse saído derrotado, teria 15 pontos, apenas um a mais que o rival e poderia entrar na zona de rebaixamento na próxima rodada. Este contexto apenas reforça a importância da vitória no estádio Alfredo Jaconi.

O desempenho xavante, especialmente na segunda etapa, não foi o ideal, mas foi suficiente para garantir a vitória. O rubro-negro fez um bom primeiro tempo, mas recuou e precisou se defender bastante nos 45 minutos finais. Mais uma vez, a zaga foi sólida. Mesmo com a pouca produção ofensiva, o saldo é positivo e o trabalho segue com relativa tranquilidade no Bento Freitas.