AO VIVO

As aulas presenciais para o ensino fundamental retornaram na quarta-feira (28), no Rio Grande do Sul, com a maior parte das escolas fechadas. Foi autorizado o retorno tanto das redes municipal quanto privada, de acordo com cronograma do governo do estado.

Para a rede estadual, foram liberados os anos finais (do quinto ao nono ano) também na quarta. Os anos iniciais do ensino fundamental voltam em 12 de novembro.

Municípios com decretos que desautorizem as aulas presenciais seguem com as atividades remotas. Segundo o governo do Estado, pais que desejam manter os filhos nas aulas online podem fazê-lo.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que as entregas dos equipamentos de proteção individual (EPIs) devem acontecer ao longo dos meses de outubro e novembro, sem data definida.

Na terça-feira (27), a pasta realizou uma audiência de conciliação com o CPERS e propôs um plano de visitas técnicas nas escolas, para averiguar as condições sanitárias de retorno. Na semana passada, uma decisão judicial havia definido que só poderiam receber alunos escolas que tivessem avaliação sanitária feita por técnico, e EPIs fornecidos pelo Estado.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, a adesão foi baixa. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 29 escolas da educação infantil (de um total de 43) e 10 da educação fundamental (de um total de 56) receberam alunos na quarta-feira.

Região dos Vales

No Vale do Rio Pardo, a situação está dividida. Em Santa Cruz do Sul, as aulas presenciais voltam apenas no mês de novembro. Em Lajeado, 49% dos alunos dos anos finais voltaram na quarta.

Nas escolas municipais, a prefeitura separou os alunos em dois grupos. Nesta semana o primeiro grupo do sexto e do nono ano voltaram às escolas. Na próxima semana, o segundo grupo retorna. Cada um terá 4h de aula por dia.

Na Região dos Vales, 25 municípios não autorizaram o retorno presencial das aulas em 2020, através de decretos.

Serra

Em Caxias do Sul, das 117 escolas estaduais de 14 municípios da região, apenas 17 estavam aptos a retornar. Mas nem todas abriram. Um dos problemas relatados foi a falta de material de higiene, que ainda não foi enviado pelo governo do Estado.

Outro impasse é a falta de transporte escolas. A Prefeitura de Caxias do Sul informou que recebeu um ofício das empresas transportadoras relatando dificuldades para reorganizar os roteiros em razão da pouca quantidade de alunos.

Segundo a Coordenadoria de Educação da região, que abrange 25 municípios, todas as 74 escolas estão em dia com os planos de contingência, mas algumas ainda não receberam todos os EPIs e aguardam a testagem dos professores antes do retorno.

Região Noroeste

A Coordenadoria de Educação da Região Noroeste informou que 18 escolas de Ensino Fundamental retornaram às aulas presenciais nesta quarta. Destas, 13 são em Santa Rosa.

Do total de 27 instituições, oito não retornam em razão dos decretos municipais que proíbem a volta.

Região Sul

A Região sul aguarda os Equipamentos de Proteção Individual para montar um calendário. Em reunião realizada pelos integrantes da associação dos municípios da Azonasul foi determinado que as aulas presenciais do ensino municipal não retornarão neste ano de 2021.