AO VIVO

Por Renan Santos

Nesta quarta-feira (28), a torcida xavante foi pega de surpresa com a saída do técnico Hemerson Maria. Após cerca de quatro meses no comando da equipe – sem contar os meses da paralisação do futebol -, o treinador comunicou a sua demissão do clube rubro-negro. No Bento Freitas, ele fez 21 jogos e obteve cinco vitórias, oito empates e oito derrotas. Líder de um projeto que procurava remodelar a identidade de jogo do Brasil, com contratações dentro e fora das quatro linhas, ele deixa o clube na reta final do primeiro turno da Série B. O xavante é o 15º colocado, com dois pontos a mais que o Figueirense, que é o primeiro na zona de rebaixamento. 

O gerente-executivo Felipe Gill confirmou que a direção já trabalha com alguns nomes para substituir o treinador rubro-negro. Ele ainda prometeu que o clube “não irá dar um passo atrás” e que irá atrás de um técnico que “mantenha a linha de trabalho que vinha sendo realizada”. Nesta perspectiva, a Rádio Universidade separou dez nomes dentro da realidade do Brasil e que, por diferentes motivos, são possibilidades para assumir a vaga de técnico rubro-negro para o restante da temporada.

Conceitos parecidos

Técnicos de diferentes experiências, mas com princípios de jogo semelhantes aos de Hemerson Maria. Treinadores que priorizam um futebol propositivo, de posse de bola e com uma boa organização ofensiva. Entretanto, não abrem mão de uma defesa forte, bem postada e variam seus sistemas de marcação.

Rafael Jacques – 45 anos – sem clube

Um dos candidatos fortes a assumir a vaga deixada por Hemerson Maria é o técnico Rafael Jacques. Ele possui uma carreira bastante sólida no São José-RS, clube pelo qual conquistou o acesso para a Série C em 2018 e foi eliminado nos mata-matas nas quartas-de-final do ano seguinte pelo Sampaio Corrêa. Em três temporadas no comando da equipe, conquistou, além dos acessos, a Copa Paulo Sant’Ana em 2017, a Recopa Gaúcha e o título de campeão do interior em 2018. Está sem clube desde que treinou o Remo, onde acabou demitido após a eliminação na Copa do Brasil. 

Jerson Testoni – 40 anos – Brusque

Outro nome que pode assumir o comando do clube é, justamente, um dos carrascos do clube na temporada. Jerson Testoni comanda o Brusque, que é líder do grupo B da Série C do campeonato brasileiro e que foi eliminado pelo Ceará na 4ª fase da Copa do Brasil. O time catarinense faz uma campanha excelente na terceira divisão: são oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nas partidas contra o Brasil, deixou boa impressão. Com menos investimento, o Brusque é um time qualificado, muito bem treinado e organizado, principalmente no setor ofensivo.

Marquinhos Santos – 41 anos – sem clube

Sem clube desde a demissão do Juventude no começo da temporada, o técnico Marquinhos Santos foi o responsável pelo acesso alvi-verde na Série C do ano passado e pela montagem do elenco que está no G4 da Série B deste ano. Montou uma equipe competitiva, letal nos contra-ataques, sólida defensivamente e de muita mobilidade. Na carreira, ainda tem passagens por Chapecoense, Coritiba e Figueirense. Também foi campeão sul-americano com a seleção brasileira Sub 20, em 2011, na geração de nomes como Keiller, Yan Petter e Gabigol.

Thiago Gomes – 36 anos – Grêmio Sub 23

Mais jovem, o técnico Thiago Gomes é outro treinador que pode aparecer no Bento Freitas. Nas últimas temporadas, o presidente Ricardo Fonseca apostou em nomes que estavam iniciando a carreira como profissional, como Clemer e Bolívar, e poderia depositar suas expectativas no atual técnico da Sub 23 do Grêmio. Thiago Gomes já trabalhou no São José e foi semifinalista com o Pelotas na Copa Paulo Sant’Ana. É um técnico que possui uma filosofia de trabalho muito parecida com a de Hemerson Maria e anseia por uma oportunidade maior na carreira.

Luizinho Vieira – 48 anos – sem clube

Identificado com a torcida, Luizinho Vieira se desligou recentemente do Volta Redonda, equipe pela qual estava disputando a Série C do brasileirão. A equipe carioca está na 6ª posição, com 14 pontos, dois a menos que o Criciúma, que é o primeiro no G4. O treinador já passou pelo Bento Freitas no começo da gestão Ricardo Fonseca. Porém, foi demitido após uma sequência de resultados ruins pela Divisão de Acesso. Mais rodado, pode ser um treinador de conceitos parecidos com os de Hemerson Maria e “sanguíneo”, como pedem os torcedores.

Mais experientes, mas diferentes

Entre os possíveis nomes que podem assumir o Brasil, há também os treinadores que são mais experientes e rodados no mercado. Porém, com conceitos de jogo diferentes do técnico Hemerson Maria. Profissionais que preferem um sistema mais reativo, com uma defesa fortalecida e com muita velocidade nos contra-ataques para vencer o adversário.

Gerson Gusmão – 46 anos – sem clube

Desligado recentemente do Operário-PR, o técnico Gerson Gusmão surge como uma possibilidade para o Brasil. No clube paranaense, fez um trabalho de quatro anos, no qual conquistou títulos e acessos estaduais e nacionais. Foi campeão da Série D do campeonato brasileiro em 2017 e a Série C em 2018. Além disso, levou a Copa Paraná em 2016 e a Divisão de Acesso paranaense em 2018. Ficou em 10º lugar na Série B do ano passado e foi demitido da equipe após perder para o Cruzeiro nesta temporada. Deixou a equipe em 10º lugar, com 22 pontos.

Itamar Schulle – 54 anos – Criciúma

Sempre especulado como possível treinador do Brasil, Itamar Schulle foi um dos nomes que ganhou força após a saída de Gustavo Papa. Entretanto, estava com um trabalho consolidado no Santa Cruz e o xavante fechou com Hemerson Maria. Comandou a equipe pelotense na Série C em 2008, quando o time perdeu a vaga na Série B na última rodada, após derrota para o Rio Branco-AC por 4 a 1. É um treinador de princípios bem definidos e acostumado a disputar o campeonato brasileiro.

Cláudio Tencati – 46 anos – sem clube 

Outro nome que já foi rival do Brasil e é uma possibilidade para assumir o comando do clube é Cláudio Tencati. Com uma trajetória – e estilo de jogo – parecidos com os de Rogério Zimmermann, conduziu o Londrina da segunda divisão do campeonato paranaense para a Série B do campeonato brasileiro. Foi comandante do alviazul paranaense durante quase sete anos. Profissional de um estilo mais reativo e conhecedor da segunda divisão nacional, também passou por Vitória e Atlético Goianiense. Antes do anúncio de Hemerson Maria após a saída de Gustavo Papa, esteve muito próximo de acertar com o Brasil.

Podem aparecer

Vinícius Eutrópio – 54 anos – sem clube

No ano passado, após a saída de Hemerson Maria, o Figueirense contratou o técnico Vinícius Eutrópio. O atual gerente-executivo do Brasil, Felipe Gill, integrava a direção do clube catarinense no momento da troca. Vinícius é um treinador experiente, com passagens por Chapecoense, Ponte Preta e Fluminense, tendo treinado o clube carioca na Série A de 2009. Tem ideias muito parecidas com as de Hemerson Maria, logo não existiria tanto prejuízo no modo de trabalho.

Márcio Coelho – 42 anos – sem clube

Com menos tempo de profissão com relação aos demais, o técnico Márcio Coelho tem toda a sua carreira concentrada em Florianópolis. Mais precisamente, no Figueirense. No alvinegro da Ilha da Magia, passou dez anos e foi treinador das categorias Sub 17, Sub 20 e Sub 23, além de ter assumido interinamente o comando da equipe principal no fim da Série B do ano passado, quando ajudou a equipe a fugir do rebaixamento. Nesta temporada, iniciou o ano como técnico do Figueirense, mas foi demitido após um começo ruim na Série B e a eliminação na Copa do Brasil diante do Fluminense.