AO VIVO

Por Renan Santos

O Brasil conquistou mais um resultado positivo. Depois de vencer o Cruzeiro por 1 a 0, o xavante ganhou novamente pela Série B. Jogando no estádio Bento Freitas, o rubro-negro venceu o Náutico por 2 a 1, em uma partida que anima os torcedores. A equipe de Hemerson Maria mostrou muita maturidade, muita consciência em seus processos e muitas virtudes tanto defensivamente quanto no momento de atacar. O Brasil ganhou estabilidade para a sequência dos próximos jogos e respira na tabela de classificação.

O xavante enfrentou uma equipe de muita qualidade. O Náutico vinha de seis partidas sem perder e com uma mudança de perspectiva após a chegada de Gilson Kleina e motivado após vencer a primeira partida no estádio dos Aflitos. Neste cenário, ficaram muito claros os princípios de jogo do Brasil que foram decisivos para a vitória na partida. Sólido defensivamente, o rubro-negro conseguiu neutralizar a equipe pernambucana. Foram muitos desarmes em momentos essenciais, no último terço de campo e muita solidez. O xavante foi muito combativo no meio-campo e conseguiu anular as principais jogadas nordestinas.

É perceptível a evolução do trabalho de Hemerson Maria. O Brasil venceu com uma boa atuação. Com a chegada das peças certas, foi possível implantar as suas ideias, que possibilitaram uma outra postura da equipe. O Brasil das últimas partidas é muito diferente daquele que iniciou a Série B, com um sistema defensivo em uma linha de 5 e priorizando a defesa. O DNA combativo, a defesa à zona e a marcação forte permaneceram, mas o ataque evoluiu. Com as chegadas de Matheus Oliveira e Danilo Gomes, além da ascensão de Luiz Henrique, o Brasil se qualificou ofensivamente. A movimentação de Matheus Oliveira, encostando no meia de armação – seja Gegê ou Simião, é decisiva, somada com Danilo Gomes ganhando corredor pelo lado. O fato de Jarro estar em condições é mais uma opção que qualifica o setor.

O tempo vem trazendo o encaixe das peças. A movimentação e a criação de oportunidades na frente mostram o quanto o time evoluiu. O atacante Gabriel Poveda vive boa fase e tem marcado gols importantes. O grande destaque da vitória contra o Náutico foi o volante Sousa. Marcou um belo gol em finalização de fora da área e roubou a bola no lance que originou o pênalti em Gabriel Poveda. Sua força e intensidade deixam o meio-campo do Brasil combativo e qualificam o setor. Será uma perda importante para a partida contra o Guarani-SP, visto que levou o terceiro cartão amarelo diante do alvirrubro de Recife.

Outra decisão importante se relaciona a Bruno Mathias, que tem recuado mais para ajudar na saída de bola. Auxilia a dupla de zaga, que tem tido dificuldades na construção de jogadas e contribui com Sousa na armação desde a volância. Na partida contra o Náutico, Danilo Gomes também foi decisivo no setor defensivo, voltando para marcar, e Wellington Simião, apesar dos erros na armação e nos passes, foi bem defensivamente, fechando os espaços pelo meio.

A vitória veio acompanhada de desempenho. As peças chegaram, Hemerson Maria passou a implantar a suas ideias e o tempo trouxe os resultados. Uma vitória contra o gigante Cruzeiro, que deu confiança para ter outro triunfo diante do Náutico. Com os 3 pontos, o Brasil respira na tabela de classificação, se afastando da zona de rebaixamento. A identidade da equipe vai se consolidando. O time tem estabilidade para a sequência, que traz perspectivas interessantes, com tempo para treinar e jogos apenas aos finais de semana. O Brasil está em crescimento na competição. Que siga assim.