AO VIVO

Por Renan Santos

Depois de perder para o Operário, e Ponta Grossa, o Brasil volta a campo pela Série B. No estádio Bento Freitas, o xavante enfrenta o Cruzeiro, o grande favorito da edição de 2020 da competição. Em busca da sua primeira vitória na competição, o time de Hemerson Maria terá uma missão bastante complicada. Entretanto, pode se permitir almejar passar ileso no confronto contra a equipe mineira.

A campanha do Brasil não tem sido boa. O time ainda não venceu na Série B e está na zona de rebaixamento. No jogo contra o Operário, a equipe mostrou que pode crescer mais na competição. O rubro-negro mostrou um bom volume de jogo com duas linhas de quatro e as entradas de Danilo Gomes e Matheus Oliveira. Luiz Henrique também fez um bom jogo e o ataque, além de mais leve e veloz, criou mais. A equipe teve outra cara e teve um melhor desempenho. Defensivamente, o time segue sólido, mas precisa corrigir os erros individuais. Todos os gols que o time sofreu foram oriundos de falhas técnicas da zaga. Na partida contra o Operário, foi a vez de Leandro Camilo e Rafael Martins.

Em evolução, o Brasil enfrentará um Cruzeiro em crise. A equipe mineira começou a Série B com -6 pontos, mas já zerou a pontuação. Entretanto, os últimos resultados foram ruins. O Cruzeiro começa a sentir as adversidades da Série B. O time foi eliminado da Copa do Brasil pelo CRB, empatou com Confiança no Sergipe e perdeu para Chapecoense e América Mineiro em Belo Horizonte. Está em 14° lugar na tabela, mais próximo da zona de rebaixamento do que do G4. Há uma forte pressão, principalmente dos patrocinadores, pela saída do técnico Enderson Moreira. Um resultado negativo em Pelotas pode causar a demissão do treinador.

Esta crise que vive o Cruzeiro é a brecha que pode equilibrar as chances no confronto. O elenco cruzeirense não é tão forte como do Vasco/2016 e Inter/2017, que foram dois grandes que o Brasil enfrentou na B, e chega pressionado. As apresentações do time celeste não têm sido convincentes. O trabalho de Hemerson Maria começa a evoluir e um empate ou vitória contra o Cruzeiro traria uma estabilidade maior para esta continuidade.

O resultado natural seria uma derrota. Entretanto, o contexto cruzeirense favorece uma possibilidade do Brasil pontuar na partida. O time de Hemerson Maria disputará uma partida histórica no Bento Freitas e que representa muito da grandeza que o clube assumiu durante os últimos anos. Tendo esta consciência e estando concentrado, não é exagero projetar um empate. É preciso respeitar, mas não é proibido sonhar com uma vitória.