AO VIVO

O juiz da 34º zona eleitoral de Pelotas, Gerson Martins, concedeu, na tarde de domingo (13), liminar favorável à ação movida pela Executiva Municipal do Progressistas (PP) e tornado sem efeito a decisão da Executiva Estadual, mantendo assim, válido o resultado da convenção municipal do partido. Assim, confirma a vitória da chapa que indica Roger Ney a pré-candidato a vice-prefeito ao lado da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

Em seu despacho, o magistrado afirma que não há de se falar em anulação dos votos pela Executiva Estadual, pois foi cumprido o que consta no Manual das Convenções, Levantados todos os envolvidos no procedimento cientes. Martins ressalta ainda que a própria executiva emitiu a resolução que pautou a votação, sem qualquer questionamento.

A ação do diretório municipal denunciado, também, a interferência da Executiva Estadual no Estatuto Interno do Progressistas, que prevê competência exclusiva à Convenção Municipal a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito, coligações e vereadores.

Em trecho da sentença, o juiz comenda sobre a autonomia dos partidos em deliberar sobre as questões. “E em que pese a previsão constitucional de autonomia partidária (…), A votação, pois, ocorreu à luz das linhas traçadas pela própria Executiva Estadual, sendo que em nenhum momento da convenção não houve o questionamento ou impugnação da tempestividade da chapa vencedora ”.

O vereador Roger Ney já trabalha na mobilização dos filiados e apoiadores para essa que será uma campanha curta. Ele aguarda a confirmação do seu nome como vice, após a realização da convenção do PSDB que oficializará a chapa com o PP.