AO VIVO

Por: Aline Klug e Renan Santos

O Grêmio Novorizontino ou Novorizontino, da cidade de Novo Horizonte, no interior do estado de São Paulo, é o clube mais jovem da Série D, fundado no dia 1º de março de 2010, tem apenas dez anos de história. Sua criação teve uma única com a missão, retornar com o futebol profissional na cidade, que tinha apenas competições amadoras desde a falência do Grêmio Esportivo Novorizontino, em 1999.

O Tigre do Vale teve um bom início de ano, no Campeonato Paulista dividiu grupo com Palmeiras, Santo André e Bragantino e ficou na 3º colocação, com apenas três pontos a menos que o líder, o Verdão. A equipe se classificou apenas para o Troféu do Interior, mas foi derrotado pelo Botafogo-SP, em jogo único, por 2 a 0, em casa. Sobre a atuação no Paulistão, o destaque do Novorizontino vai para a vitória sobre a forte equipe do Santos, em partida após a pandemia.

O ano de 2020 também foi histórico para o time de São Paulo. A equipe pela primeira vez marcou presença na Copa do Brasil, porém o resultado não foi positivo. O Tigre deu adeus ainda na primeira fase, após ser eliminado pelo Figueirense no Quirinão.

Em busca do acesso inédito

Por se tratar de uma equipe jovem, o Novorizontino participou apenas da Série D, não conquistando ascensão às outras divisões nacionais. A primeira participação foi em 2018, quando conquistou vaga através do Campeonato Paulista. Foi o ano de melhor campanha da equipe na competição, em um grupo com Uberlândia (MG), Americano (RJ) e Atlético Itapemirim (ES), chegou a terceira fase, mas acabou sendo eliminado pelo Linense.

Já em 2019, conseguiu passar de fase, mas não foi tão longe. Após integrar o Grupo A-14 e terminar a etapa classificatória como líder, o Tigre não conseguiu passar o Boavista, do Rio de Janeiro, após ser eliminado nos pênaltis.

No seu terceiro ano consecutivo na Série D, a equipe do técnico Roberto Fonseca tentará um feito inédito, subir para a Série C. E a caminhada começa no dia 19 de setembro, às 17 horas, quando enfrenta o Joinville, fora de casa, na estreia do campeonato nacional.

As partidas contra o Pelotas devem acontecer, na segunda rodada, dia 26, às 16 horas, no estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi. Já o jogo de volta está marcado para o dia 22 de novembro, na Boca do Lobo, ainda sem horário definido.

Confira a matéria do repórter Renan Santos, que trás mais detalhes sobre a preparação do Novorizontino para a Série D.

Crédito: Wiliam Bras Lima /Grêmio Novorizontino