AO VIVO

Pelotas vive uma situação complicada quanto ao coronavírus, o que parecia tão distante está acontecendo: a ocupação total de leitos destinados ao cuidado de pessoas infectadas. A cidade está a duas semanas com apenas um leito disponível, que está sendo vago, infelizmente, por conta das mortes registradas no município.

Através de uma live realizada na tarde de ontem, quinta-feira (13), pela prefeita Paula Mascarenhas, a chefe do executivo ressaltou a ocupação máxima dos leitos de UTI, que foi registrada na quinta-feira, e ainda alertou que os novos leitos que serão disponibilizados não representam a possibilidade de relaxar as regras de prevenção ao contágio e à expansão da pandemia. Paula agradeceu pela conquista do índice de isolamento social de 78,4% no fim de semana passado e fez um pedido: um lockdown voluntário nos próximos dias.

Ouvimos várias críticas, inclusive de pessoas que nunca estiveram em Pelotas, mas não tenho dúvida que agimos certo, que escolhemos os direitos de vida e saúde, que também estão na Constituição. A população colaborou e muito; ficou em casa e não foi por medo das forças policiais. As pessoas entenderam seu papel no processo, realizaram esforço pessoal pelo bem coletivo“, pontuou.

De acordo com a prefeita, o comércio manterá suas atividades, conforme as regras do Sistema de Distanciamento Controlado – bandeira vermelha. Os espaços públicos, como a praia do Laranjal, estarão fechados como forma de evitar aglomerações.

Vamos nos unir para vencer tudo isso. Estamos fazendo o nosso melhor. Esses dez leitos não são a solução, mas são um alívio que pode não durar muito se não mantivermos o isolamento social. Nós somos os agentes do esforço, mas somos também os beneficiários – as nossas vidas estão sendo preservadas. Não tenho dúvida que vamos vencer esse vírus“, conclui.