AO VIVO

A prefeita, Paula Mascarenhas anunciou, na tarde de quinta-feira (13), em pronunciamento pelas redes sociais da administração municipal, a ampliação da rede hospitalar dedicada aos pacientes infectados pelo coronavírus.

Paula abriu a transmissão lamentando as mortes das três vítimas confirmadas na quinta (13). Além disso anunciou os dez novos leitos de UTI, no hospital Beneficência Portuguesa, aumentando de 114 para 124 leitos específicos para pacientes contaminados pelo coronavírus.

Vamos repassar R$ 200 mil por mês, para que o hospital faça a contratação de profissionais para que esses leitos, locados por nós, passem a receber os pacientes. Sábado (15), as equipes já estarão prontas. Estão terminando seu treinamento e irão iniciar seu trabalho“, comemorou a gestora municipal.

Paula salientou que, para o funcionamento dessa UTI, foram contratados 46 novos profissionais. A carência de médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem. é
fator que vêm impedindo o aumento de leitos na rede Covid de Pelotas. “As pessoas não imaginam como é complexo montar uma Unidade de Tratamento Intensivo como essa, que irá funcionar 24 horas, devido à quantidade de pessoas necessárias para compor as equipes que trabalham nas UTIs”, frisou a prefeita, que agradeceu à direção da Beneficência pela parceria.

Outros dois encaminhamentos para aumentar as vagas hospitalares foram destacados durante o pronunciamento: o programa do governo federal, ao qual o Município solicitou 30 médicos, e a negociação com uma Organização da Sociedade Civil para a gestão do Centro Covid e, assim, a contratação de profissionais da saúde.

Estrutura da rede com novos leitos

Os dez novos leitos correspondem a um dos três kits de equipamentos que compõem Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) locados em junho, quando a Prefeitura já estruturava a ampliação da rede de atendimento a pacientes infectados por coronavírus. A partir de agora, o Município passa a contar com 124 leitos Covid, disponibilizados da seguinte forma: 

  • 45 UTIs – 35 leitos adultos e 5 pediátricos SUS e 5 leitos convênios
  • 79 Enfermaria – 38 leitos no HE-UFPel (SUS), 10 pediários no Centro Covid (SUS) e 31 leitos na Beneficência Portuguesa (SUS e convênios)

Segundo a assessoria de Imprensa da Beneficência Portuguesa, para a ampliação dos leitos, o hospital contratou 46 novos profissionais, sendo 13 médicos, três fisioterapeutas e 30 profissionais entre técnicos de Enfermagem e enfermeiros.