AO VIVO

Por: Aline Klug

Agora é tudo Série B. Após a eliminação na Copa do Brasil na última quinta-feira, o time de Hemerson Maria volta as atenções ao Campeonato Brasileiro, em que a fase também não é boa. E para analisar a desclassificação e falar sobre o futuro do xavante a Rádio Universidade conversou com o presidente do clube, Ricardo Fonseca, nesta sexta-feira (28).

Com um placar agregado de 2 a 0 a favor do Brusque, o Brasil deu adeus a Copa do Brasil, financeiramente deixou de embolsar 2 milhões de reais, porém, fez história após tornar-se o time pelotense a chegar mais longe na competição. Ricardinho afirma que a desclassificação já havia acontecido no jogo de ida, em Pelotas, a cinco meses atrás. “O Brasil já tinha sido desclassificado no jogo de ida, com este um a zero que nós perdemos no Bento Freitas, e que poderia ter sido três ou quatro, o 1 a 0 foi enganoso” declarou.

A justificativa para o mal momento da equipe nas competições, segundo o presidente, é a ‘remontagem do grupo’. “Nós temos primeiro que encaixar essa remontagem, tem jogadores estreando ainda, que estão chegando, jogadores que vão dar um pouquinho mais de mobilidade e de qualidade na parte ofensiva” argumenta Ricardo, que ainda afirma que o clube foi infeliz na montagem do elenco no início do ano, e agora, sofre com as consequências.

Os pedidos de demissão da comissão técnica, por parte do torcedor, e as dúvidas sobre o trabalho de Hemerson Maria tornam-se mais evidentes a cada partida, porém o presidente afirma que, por enquanto, o Brasil descarta a possibilidade de uma demissão. “Não queremos trocar a comissão e fazermos isso e aquilo, porque vai acabar atrapalhando esse começo que estamos, conturbado, e que estamos nos remontando“, e ainda afirma que o clube não teria condições financeiras para tais ações.

Campeonato Brasileiro

Neste momento o Brasil está dentro da zona de rebaixamento da Série B, a equipe ainda não conseguiu vencer e a sede por vitórias do torcedor está grande, o presidente do clube reconhece a realidade vivida pela equipe e a necessidade dos primeiros três pontos. “Nós só vamos sair de uma situação dessa com vitória, só vamos acabar o que estamos fazendo até agora é na vitória, e essa primeira vitória tem que chegar e esperamos que chegue no domingo” explica. Ricardinho ainda afirma que sabe que o torcedor rubro-negro está bravo com a situação, mas que este momento não pode ser levado pelo ‘lado emocional’, pois se não, todo projeto seria colocado fora.

E o pedido de calma pode se entender por mais algumas rodadas, Fonseca explica que a equipe demorará ainda um tempo para ‘dar liga” e almejar resultados positivos. “Nós vamos acabar encaixando lá pela décima rodada, não significa que nós vamos perder até a décima rodada, mas significa que nós vamos ter dificuldade” afirma.

Reforços a disposição

Alguns reforços como o lateral Rodrigo e o atacante Danilo Gomes, que estreou no jogo da Copa do Brasil, já vestem a camisa vermelha e preta. Já os recém chegados Nuno e Matheus, estarão a disposição para a partida contra o Operário. Rafael, vindo do São Paulo, assim como Alex Ruan, que cumpria suspensão referente ao seu antigo clube, poderão atuar apenas contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, ambos ficaram em Pelotas.

Com esses reforços, o presidente acredita em uma soma positiva ao elenco de Hemerson Maria. “São essas condições que a gente está tendo essa evolução, tem algumas peças que dá para ter a mais” finaliza.

Foto: Victor Lannes