AO VIVO

Por: Aline Klug

Na última sexta-feira um encontro entre dirigente de clubes e Federação Gaúcha retomou discussões quanto a bola voltar a rolar nos gramados do Estado. As definições precisavam ser feitas, afinal, a data para o retorno do Gauchão está marcada para o dia 22 de julho. Para expôr o ponto de vista do lado azul e ouro da cidade, conversamos com o presidente do Pelotas, Gilmar Schneider.

Ambos os clubes de Pelotas terão poucos dias de treinamento, a liberação de atividades coletivas foi feita apenas na última sexta-feira (10) e deve ter início na segunda. O Pelotas, que tem um grupo novo, após liberar os atletas que tiveram contrato finalizado no final de abril, segundo Gilmar “o Pelotas não teria receita para manter aquele grupo caro para jogar os três jogos” e terá um clássico pela frente, e segundo o presidente o rival levará um pouco de vantagem por conta do entrosamento.

Eu sei que o Brasil está um pouco à frente do Pelotas, porque muitos jogadores se mantinham na cidade há mais tempo.
Eles tiveram cuidado em manter contrato e o Pelotas trouxe um grupo novo, que chegou na semana passada, então a gente tem que ir para o jogo e infelizmente é uma situação um muito anormal
” declarou Gilmar.

Segundo ele, o tópico sobre mudança na data dos clássicos chegou a ser abordado na reunião – não apenas Bra-Pel, mas Ca-Ju, Gre-Nal e o clássico do Vale também marcarão o reinício do Gauchão – porém os representantes das equipes entendem que é necessário seguir o calendário original da competição para evitar mais impasses.

Impasse

A equipe áureo-cerúlea enfrentará o Brasil na Boca do Lobo, após, segue ao Centenário para duelo contra o Caxias no final de semana e encerra sua participação na fase de grupos contra o São José, no dia 29 ou 30, novamente no estádio Centenário.

Quanto ao último jogo, o presidente Gilmar declara-se descontente com a decisão de ser realizado no estádio do Caxias. O São José, por sua vez, joga na quinta rodada contra o Novo Hamburgo em seus domínios, no estádio Francisco Noveletto e terá que se deslocar para o confronto.

Vou questionar o presidente (Luciano Hocsmann) porque o jogo do Pelotas com o São José tem que ser em Caxias. Eu não entendi isso e quero saber. Porque se nós vamos estar na cidade e o São José vai ter que sair da cidade, não tinha problema dele vir à Pelotas” afirmou.

Preparação para a Série D

O presidente do lobo sempre mostrou preocupação sobre a necessidade de um tempo de preparação para os atletas entre o término do Gauchão e o início da Série D. O período de recuperação segundo o ele será satisfatório, uma vez que a participação do Pelotas no nacional terá início no dia 6 de setembro.

Gilmar ainda fala que não se arrepende se ter optado pela vaga no Campeonato Brasileiro, em vez de escolher a Copa do Brasil. E que o principal foco do clube é um ano com calendário cheio e, para que isso aconteça o acesso a Série C tornou-se o principal foco da equipe de Ricardo Colbachini.

Imagem: AI/ECP