AO VIVO

Por: Aline Klug

Chegou ao fim a fase classificatória do segundo turno do Campeonato Gaúcho, ou neste ano, chamado de Taça Francisco Noveletto Neto. O campeonato continua para Esportivo, Grêmio, Novo Hamburgo e Internacional, os demais times, desclassificados, seguem seus respectivos compromissos do restante do ano. Uma exceção para a dupla Bra-Pel, que fechará sua participação com a disputa no clássico pelotense.

Para falar sobre o impasse quanto a escolhas de sedes, uma saída para que o campeonato fosse finalizado com segurança, bem como buscando esclarecimentos sobre a partida entre Brasil e Pelotas, conversamos nesta quinta-feira (30) com o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann.

Impasse com as prefeituras

O segundo turno do estadual foi marcado por impasses impostos pela pandemia, quando o assunto “volta do Campeonato Gaúcho” foi colocado em pauta, duas decisões foram tomadas de imediato, não haveria rebaixamento no ano de 2020 e a competição seria finalizada com sedes regionalizadas.

Cidades entraram e saíram dos planos da FGF, Porto Alegre, por exemplo, que receberia a maioria dos jogos, foi vetada de sediar partidas. Foi então que outros municípios como Lajeado, Cachoeirinha, Alvorada e Eldorado do Sul passaram a ser palco dos jogos.

Sobre o veto das prefeituras, que acabou atrapalhando o protocolo previsto pela entidade, Hocsmann afirma que primeiro procurou liberação com autoridades do Estado, para posteriormente, consultar as prefeituras.

Quando mantínhamos negociação com o Governo Estadual buscando aprovação do nosso protocolo, nós fizemos alguns contatos com as prefeituras que estavam previstas dentro daquela questão da regionalização, mas não tínhamos ainda extremamente efeito, nós precisávamos primeiro ter a autorização do governo, autoridade máxima do Estado, para então encaminharmos isso, dando fundamento, para que as prefeituras pudessem, dentro de sua autonomia, poder autorizar ou não os jogos” afirmou o presidente, que declarou que a negação “faz parte do processo” e que o veto seria de extremo entendimento por questões dos números que o RS atingiu na pandemia.

Clássico Bra-Pel

A longa história sobre o Bra-Pel 364 parece ter chegado ao final após a liberação de atividades profissionais de futebol por parte da Prefeitura de Pelotas ontem, quarta-feira (29).

Hocsmann afirma que quando encerrada a quarta do rodada da Taça Francisco Noveletto Neto, o próprio entrou em contato com a prefeita Paula Mascarenhas para realizar acordos sobre a realização do clássico na cidade após o dia 29 de julho, como solicitado pelas autoridades.

Quero de forma muito sincera agradecer a prefeita Paula, sobre toda forma que nos tratou e nos recebeu, sempre de uma forma muito gentil, atenciosa e transparente com suas decisões e colocações” declarou Hocsman, que afirma que sempre houve um diálogo franco e aberto, e que as autoridades pelotenses e FGF sempre mantiveram conversa “informando sobre suas decisões”.

Em seguida, Luciano Hocsman confirma o horário do clássico. O Bra-Pel, jogo válido pela quarta rodada do segundo turno do Gauchão, será realizado a partir das 15h do próximo sábado (1º), no Estádio Boca do Lobo.

Semifinais

Com o final da fase classificatória e com o jogo entre Brasil e Pelotas, independente de resultado, não alterar a tabela, os duelos de semifinais estão definidos. O Grêmio enfrenta o Novo Hamburgo, enquanto o Internacional disputa uma vaga na final do turno contra o Esportivo.

Na tarde desta quinta-feira, o presidente da Federação reuniu-se com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr e com os presidentes da dupla Gre-Nal para definir a liberação dos jogos na capital gaúcha. No encontro virtual ficou decidido que os mandos de campo das semifinais serão divulgados nesta sexta após uma nova reunião entre as partes.

Marchezan fez um pronunciamento nas suas redes sociais após o encontro, informando o panorama de Porto Alegre e que há receio de “que a liberação de jogos poderia passar a falsa mensagem para a população que não precisa mais se cuidar”. Marchezan, Marcelo Medeiros, Romildo Bolzan e Luciano Hocsman seguirão em contato até o final desta semana e, então, será anunciado se a capital gaúcha irá liberar ou não os jogos no Beira-Rio e na Arena.

Caso o pedido seja vetado, Grêmio e Inter devem seguir com o mando nos CTs: Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, e na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.

Foto: Divulgação FGF