AO VIVO
foto: Tales Leal

Por: Aline Klug

Na manhã desta terça-feira (7), atletas, comissão técnica, diretoria e funcionários do Esporte Clube Pelotas foram submetido a testagem para detecção da Covid-19. Para falar sobre a primeira bateria de exames, que segue o protocolo de segurança das autoridades sanitárias e do próprio clube, conversamos com o médico do Pelotas, Mauro Pavesi.

Nesta primeira oportunidade, 58 testes rápidos foram realizados. O exame sorológico detecta os anticorpos IgM, que aponta que a pessoa teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado e IgM, em que o paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção, podendo ser apontado após 7 a 10 dias após a transmissão.

Um rodada rodada de testes já foi marcada para a próxima terça-feira (14), onde serão realizados testes PCR, segundo o médico com as duas baterias de exames será possível afirmar que nenhum funcionário está contaminado. “Com isso diminui muitíssimo a chance de erro e de deixar escapar algum infectado” afirma.

Nos próximos dias, atletas e comissão, oriundos de outros locais, precisarão cumprir isolamento domiciliar de dez dias, como prevê o decreto municipal sobre a vinda de qualquer trabalhador à Pelotas. “Isso se dá devido a janela imunológica, caso o sujeito tenha adquirido a doença a alguns dias atrás e ainda não deu tempo de produzir anticorpos e a gente deixaria passar em um teste” explica o médico sobre a necessidade do isolamento.

O clube teve êxito, pelo menos nestes primeiro testes, após não apresentar nenhum infectado ou pessoa que tenha tido contato com o vírus. “Por sorte a gente não teve ninguém (infectado), foi excelente o resultado, nem de jogadores nem de funcionários. o que facilita bastante pra nós e nos tranquiliza também” declarou o médico, que ainda reforça que além da testagem, o clube seguirá tomando cuidados complementares como uso de EPI, higienização do clube e medição de temperatura de todos que adentrarem na Boca do Lobo.

Imagem: AI/ECP