AO VIVO

A chuva forte dará uma trégua nesta semana no Rio Grande do Sul, mas o frio tomará conta do Estado entre terça (14) e quarta-feira (15), com geadas e temperaturas por volta de 0°C.  Na segunda (13), a Somar Meteorologia indica possibilidade de geada nas regiões Central e Sul.

O tempo firme deve prevalecer em todo o RS nesta segunda, com exceção de uma chuva fraca prevista para ocorrer na Serra, entre a madrugada e o começo da manhã. A mínima deverá ser de 3°C em Bagé, enquanto a máxima está prevista para Frederico Westphalen (22°C). 

Na terça, o tempo firme segue prevalecendo no Estado, mas a temperatura despenca. A Somar prevê geada nas regiões da Campanha, Centro, Metropolitana e Serra. Bagé deve registrar 0°C, e regiões mais isoladas do Estado – como Cambará do Sul – podem atingir temperaturas negativas. A máxima na terça será de 18°C em Frederico Westphalen. Porto Alegre terá temperaturas entre 7°C e 13°C.

Já na quarta o frio será ainda mais intenso. A previsão é de geada em boa parte do Estado, com exceção do Litoral e da região Norte. Ao longo do dia, o tempo será firme em todo o Estado.

No geral, a Somar indica que em todo o Estado a mínima vai ficar por volta dos 3°C na quarta. Para a Serra, cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves devem registrar temperaturas por volto do 0°C. Porto Alegre ficará com os termômetros entre 2°C e 15°C .Há a possibilidade de regiões isoladas poderem atingir temperaturas negativas novamente, caso de Cambará do Sul. A máxima prevista para o dia é para Frederico Westphalen (21°C).

Já na quinta-feira (16) o clima dará uma leve aquecida.  Uma nova área de instabilidade vai trazer chuva para a faixa norte do Estado. A mínima no dia ficará por volta dos 4°C em cidades como Jaguarão e Bagé, enquanto a máxima deve chegar aos 23°C em Frederico Westphalen. Porto Alegre terá temperaturas entre 8°C e 17°C.

Conforme a Somar, o frio deve perder intensidade no Rio Grande do Sul a partir de quinta, e as temperaturas voltarão a subir.