AO VIVO

Por: Aline Klug

Enquanto a Federação Gaúcha de Futebol busca a definição de uma data para a volta do Campeonato Gaúcho, o técnico Hemerson Maria completa dois meses de trabalho a frente do Brasil, uma relação que está sendo mantida do mesmo modo que todos os laço neste tempo de pandemia, a distância. Na última sexta-feira (5) o treinador conversou com o repórter Gustavo Louzada sobre o trabalho que está sendo feito durante este período, bem como suas ambições para os campeonatos que o elenco rubro-negro disputará este ano.

Sem trabalhos na prática, o técnico vem apostando em treinamentos online principalmente com trabalhos físicos guiados pelo preparador Alexandre Souza e palestras táticas, visando passar aos atletas sua metodologia de jogo. A comissão técnica, por sua vez, segue analisando equipes que o Brasil terá como adversário no Gauchão e na Série B.

O treinador já estabeleceu metas para o ano rubro-negro, sobre os objetivos no campeonato estadual, Hemerson Maria fala em classificação para a semifinal. “Por se tratar de uma competição que o Brasil vai disputar nós vamos buscar a melhor colocação possível, então nós temos 3 jogos para fazer, vamos buscar os 3 resultados positivos que podem nos dar uma classificação para a próxima fase da competição e também aproveitar esses jogos para você por a equipe em ritmo competitivo novamente” declara ele.

Uma das incógnita que 2020 está proporcionando é o que devemos esperar de uma Série B, um ano em que a competição terá um nível técnico semelhante entre as equipes podendo gerar resultados finais diferentes do que estamos acostumados. Questionado sobre o que o elenco xavante buscará na competição nacional, Maria fala em mirar coisas maiores para mudar a realidade rubro-negra. “Buscar a melhor colocação possível. Eu sempre falo uma frase aos meus atletas, que nós temos que mirar o sol pra alcançar as estrelas, o que eu quero dizer com isso? Nós não podemos só pensar em um das quatro vagas, a gente tem que estar mirando a melhor colocação possível, a melhor colocação é o título? Vamos buscar o título da competição, pra que se a gente errar o título a gente possa alcançar uma das quatro vagas e se errar uma das quatro vagas nós possamos fazer uma competição tranquila” destaca o técnico, que ainda fala em criar uma mentalidade vencedora no elenco, sendo o principal objetivo de sua chegada.

O clube segue sem novas contratações, embora a direção rubro-negra afirme que a equipe será complementada, nenhum atleta foi anunciado. Maria afirma estar de olho no mercado e ter um banco de atletas próprio, com jogadores de diferentes níveis e que atuam em diversas regiões. “Nós temos alguns jogadores que já foram feitos contatos preliminares, mas não temos nenhum jogador fechado com o Brasil de Pelotas” afirma o treinador.