AO VIVO

O frio já chegou, mas a estação responsável começa apenas no próximo sábado (20) e será com temperaturas amenas e bastante chuva. O boletim semanal elaborado pela Faculdade de Meteorologia e pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas, aponta que a estação será com precipitações dentro da média para o Rio Grande do Sul, ou seja, com valores entre 120 e 150 milímetros mensais dependendo da estação meteorológica. As temperaturas mínimas tendem a ficar ligeiramente abaixo da média devido ao número de dias secos e frios. Já as máximas, devem ficar dentro da média.

Até lá, frio intenso dará lugar a temperaturas amenas devido à mudança na direção do vento para Nordeste e Norte. A partir desta terça-feira em diante, as temperaturas mínimas ficarão entre 11ºC e 14ºC em todo o Estado e as máximas em torno de 20º a 22ºC na Zona Sul. O tempo seguirá estável até quinta, quando uma frente fria provoca chuvas de intensidade modelara, devendo chegar a um acumulado entre 20 e 50 mm. Essa frente fria deve ficar sobre o Estado até o fim de semana, com chuvas esparsas de fraca intensidade.

Previsão climática para o trimestre

As chuvas de junho na Zona Sul estão acima da médica. O volume acumulado da última sexta-feira foi superior à média de junho em diversas cidades da Metade Sul. Na estação meteorológica do INMET, no Capão do Leão, o volume acumulado foi de 149 milímetro acima da média, que é de 119. Outros registros de junho foram: 119mm em Rio Grande 126mm em Bagé, 93mm em Porto Alegre e 144mm em Santana do Livramento.