AO VIVO

Em reunião na tarde desta segunda-feira (15), os clubes da Divisão de Acesso e a Federação Gaúcha de Futebol definiram pela manutenção do formato da competição. Havia a possibilidade de uma mudança com campeonato único entre times que buscam a primeira divisão estadual e equipes do terceiro escalação.

A Divisão de Acesso, portanto, será disputada com os 16 clubes, todos presentes na reunião, e colocará duas equipes no Gauchão de 2021. Também mantém o rebaixamento, inicialmente uma dúvida dos presidentes. O regulamento atual seguirá como norte para a competição, sem alterações.

No debate, não houve votação por parte dos clubes. O presidente da FGF, Luciano Hocsman, esclareceu que a sugestão de uma única competição havia sido apenas uma maneira de tentar trazer uma alternativa para o segundo semestre. Mas que não era uma proposta a ser votada e, inclusive, não havia sido bem recebida pelos clubes.

Inicialmente, havia uma projeção de retomada da Divisão de Acesso em agosto. No entanto, isso já está colocado para setembro. Os clubes entendem que é possível fazer a competição em cerca de dois meses até dezembro.

A partir de agora, as equipes precisarão pensar em alternativas para manter o grupo de jogadores. O período de suspensão de contratos já expirou e é necessário ter os atletas sob vínculo. A saída deve ser recorrer a empréstimos bancários, como será o caso do União Frederiquense, por exemplo.

Na semana passada, uma conversa da Federação com os clubes havia caminhado para uma competição única entre os 16 clubes da Divisão de Acesso e os 16 clubes da Segunda Divisão. A Divisão de Acesso foi paralisada no dia 16 de março, com três rodadas disputadas.