AO VIVO

Por: Aline Klug

O distanciamento social fez com que muitas pessoas mantivessem distância também dos bancos de sangue, porém mesmo com a pandemia os estoques de sangue precisam permanecer cheios para poderem salvar vidas. Uma realidade que Pelotas enfrenta são estoques vazios, Hemopel e Santa Casa clamam por doações.

De acordo com a enfermeira responsável pelo banco de Sangue da Santa Casa, Evelyn Castro, os estoques estão baixos, principalmente os de tipagem negativa. A responsável acredita que pelo fato do banco estar localizado dentro de um hospital, as pessoas acabam evitando a ida. Porém, vale lembrar que todos os cuidados estão sendo tomados, principalmente dentro desses espaços, como o uso de máscara obrigatório, e o distanciamento tanto dentro da sala de coleta como durante a espera.

Além da própria instituição, o banco da Santa Casa atende o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, a Beneficência Portuguesa, Miguel Pilther, Clinicamp e a Unimed.

No Hemopel a situação é semelhante, estoques quase vazios, com maior necessidade do tipo O positivo e negativo e A positivo. A coordenadora do local, Gisele Pinto, ressalta que as medidas preventivas estão sendo tomadas, como disponibilização de álcool gel, cuidado com distanciamento e a permissão de entrada apenas com máscara.

Quem pode doar?
Pessoas entre 16 e 68 anos om mais de 50 quilos;
Portadores de Hepatite B e C, Doença de Chagas, Sífilis, Aids, HTLV são podem ser doadores;
Em caso de sintomas gripais, é necessário esperar um período de, no mínimo, sete dias;

Onde doar?
Santa Casa: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h;
Hemopel: Excepcionalmente desta terça-feira até sexta-feira (15) o atendimento será das 8h às 14h.