Por: Aline Klug

Na noite deste sábado (16) o Governo do Estado atualizou a situação dos municípios quanto ao coronavírus, bem como a classificação das regiões de acordo com as bandeiras, determinadas a partir do Modelo de Distanciamento Controlado. A partir do novo balanço, nenhuma região está na bandeira vermelha. Pelotas, por sua vez, continua com a mesma cor: laranja.

Dois ajustes foram feitos, a região de Lajeado que estava com bandeira vermelha, passou para a laranja. Já a região de Uruguaiana, que estava classificada como amarelo, passa para a bandeira laranja. O mapa e a bandeira destinada a cada cidade pode ser consultado aqui.

Na cidade de Uruguaiana, que subiu de amarelo para laranja, o fator predominante para a mudança de bandeira foi o acréscimo de quatro casos confirmados nos últimos 14 dias, aumentando o número de infectados para sete.

Na região de Lajeado, que mudou de vermelha para laranja, foi apresentada uma melhora em dois indicadores, o número de casos que teve uma queda de 20% para 17% na última semana e a variação de números de internados por Síndrome Respiratória na UTI, que apresentou redução de 7%.

No Rio Grande do Sul, as seguintes alterações, nas duas semanas de Distanciamento Controlado, foram observadas:
– Casos confirmados por RT-PCR reduziram em 6,08%, de 444 para 417;
– Número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave reduziu em 1,75%, de 229 para 225;
– Número de internados em leitos clínicos por Covid-19 aumentou 22,70%, de 141 para 173;
– Leitos de UTI adulto disponíveis para atender Covid-19 diminuiram 5,48%;
– Mortes por Covid-19 diminuíram 6,25%, de 32 para 30.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)