AO VIVO

Pelotas registrou significativa queda dos índices criminais no primeiro quadrimestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, superando, inclusive, os índices estaduais de crimes, como homicídio doloso e roubos. O destaque é roubo a pedestres em abril, que alcançou a marca histórica do mês com o menor número de casos desde janeiro de 2003, quando os dados começaram a ser analisados.

Da implantação do Pacto Pelotas pela Paz, em agosto de 2017, até abril de 2020, houve a diminuição de 83,2% da quantidade de roubos a pedestres na cidade. Os dados, divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, são acompanhados e analisados pelo Observatório de Segurança Pública do município. 

Segundo a coordenadora do Observatório, Cíntia Aires, é inegável a influência da Covid-19 e das medidas restritivas que fizeram com que as pessoas circulassem menos nas ruas, mas a implementação do Pacto e a integração permanente das forças de segurança no município foram fundamentais para queda. “Isso tudo favoreceu a redução dos indicadores, mas estamos com quedas superiores ao Estado, com quedas significativas desde a implementação do Pacto Pelotas pela Paz”, afirmou.

No primeiro quadrimestre de 2017, antes da implantação do projeto de segurança, ocorreram mais de mil registros de roubo a pedestres. Após o início da atuação dos órgãos de segurança, no primeiro quadrimestre de 2018 já se identificou redução, com 965 registros do mesmo tipo de crime, seguida por 813 casos em 2019. Em 2020, de janeiro a abril, foram computados, oficialmente, 447 roubos a pedestres: uma queda de 57% em comparação a 2017.

Fonte: Prefeitura de Pelotas