AO VIVO

Por: Aline Klug

Algumas mudanças no decreto municipal foram apresentadas pela prefeita Paula Mascarenhas na manhã desta quarta-feira (13). Na coletiva, Paula detalhou adaptações no novo decreto de distanciamento controlado vindo do governo do Estado.

Dentre os novos tópicos, a abertura de academias está liberada, estas deverão seguir as restrições como: só poderão funciona com um professor por aluno, áreas com pesos livres devem ser individual e delimitado com fitas e apenas metade dos aparelhos voltados a treinos cardiorrespiratórios poderão ser utilizados. O local deverá exigir que cada aluno leve sua toalha e vestiários e banheiros deverão permanecer fechados.

As atividades em ginásios e centros esportivos também poderão ocorrer, porém devem ser praticados apenas esportes individuais ou entre professores e alunos, evitando o contato físico.

Foram apresentadas também normas extras acrescentadas ao decreto. A partir de agora estão proibidas admissões de pessoas de outras cidades gaúchas que estejam em região com bandeira que represente alerta mais grave que Pelotas, que hoje encontra-se com bandeira laranja e o único impedimento seriam de pessoas oriundas de Lajeado, com bandeira vermelha. A proibição vale a todo tipo de atividade.

Outro ponto acrescentado diz respeito a ocupação de templos, igrejas e sedes de cultos religiosos, de acordo com o documento estadual os locais podem funcionar com até 25% de sua lotação máxima. Já o decreto municipal delimitou o número limite de 30 pessoas.

Imagem: Gustavo Vara/Ascom