AO VIVO

Por: Aline Klug

A chuva até apareceu como o previsto no início da semana no Rio Grande do Sul, em Pelotas não foi diferente, mas a quantidade veio menor do que o esperado, apenas 16 milímetros. Quantidade que não causou nenhum efeito na Barragem Santa Bárbara, que diariamente bate seu recorde, já são 3,90 metros abaixo do nível ideal de captação. Desde novembro o município registrou 264 milímetros de chuva, enquanto o esperado era 1,2 mil.

Para manter o abastecimento em 60% da cidade, o Sanep tem ampliado o tratamento de água bruta com novos formatos e opções de produtos químicos. Além de adicionar um novo polímero ao sistema de floculação, a autarquia substituiu alguns produtos para ampliar a capacidade de tratamento, com aumento de até 500% nos custos adicionais.

Um desafio às equipes que trabalham ininterruptamente tem sido a baixa qualidade da água bruta captada. As mudanças e ampliações já duram semanas. Na madrugada da última segunda-feira, por exemplo, foram realizadas higienizações nos seis tanques de decantação da Estação de Tratamento, evitando assim novas paralisações no sistema de distribuição de água. O Sanep também executou a manutenção de bombas e ampliou a área de captação pela terceira vez, com novas escavações.

A possibilidade de racionamento ainda é descartada pela autarquia. Porém a colaboração da população é necessária nesse momento. Em caso de descumprimento de regras do decreto que proíbe a lavagem de automóveis e calçadas, o abastecimento pode ser cortado. Em caso de denúncia, as ligações podem ser feitas pelo telefone 115.