AO VIVO

Na próxima segunda-feira (21), os ônibus que trafegam pela rua Professor Doutor Araújo terão novo itinerário, retornando à rua Marechal Deodoro a partir da quadra com a rua Voluntários da Pátria. Também nesta data, passa a ser proibido o estacionamento na Marechal Deodoro, desde a rua Dom Pedro II, passando pela Marechal Floriano e Voluntários.

Dos três pontos de embarque e desembarque da Professor Araújo, apenas o primeiro, nas proximidades do prédio da Polícia Civil, permanece. Os outros dois voltam para a Deodoro: um entre Voluntários e rua General Neto, destinado ao embarque dos usuários dos ônibus Bom Jesus, Porto, Padre Réus e Fragata via Pelotense; e, o outro, entre as ruas General Neto e 7 de Setembro, voltado ao desembarque dos veículos da zona norte.

Sinalização provisória
Os ônibus farão o trajeto pela Professor Araújo até a Voluntários da Pátria, e seguem pela Voluntários até a Marechal Deodoro, onde passarão a utilizar o corredor de concreto, que já está com sua “cura” total. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) salienta que ele não estará exclusivo para o transporte coletivo ainda, mas contará com sinalização provisória até que a empresa responsável pela obra finalize os serviços em todo trecho.

A STT trabalha em modificações nos semáforos da Voluntários esquina Deodoro e da Deodoro esquina Neto, a fim de dar maior vazão ao trânsito, ampliando o fluxo dos ônibus. Durante os horários de pico, conforme o secretário Flávio Al Alam, os agentes de trânsito estarão na rua Santos Dumont esquina Voluntários e na rua Barão de Santa Tecla esquina Voluntários, auxiliando na organização.

“Vamos fazer essa experiência, que deve reverter-se em melhorias ao usuário. Teremos algumas dificuldades, pois a Voluntários não é uma via preparada para isso, mas, até o fim do ano, deverão retornar todos os ônibus para Deodoro”, salientou Al Alam.
Os fiscais das empresas do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) vão orientar os cidadãos que estiverem na Professor Araújo, alertando que o embarque voltou para a Marechal Deodoro.

Embarque e desembarque
Na próxima segunda-feira, regressam também o embarque e o desembarque nas proximidades da Hercílio, pela rua Marechal Deodoro, na quadra entre a Marechal Floriano e a rua Lobo da Costa.

Os ônibus do itinerário Laranjal, que usam a Professor Araújo, continuarão trafegando por ela. Seguem depois pela rua 7 de Setembro até o terminal da praça Piratinino de Almeida. Já os coletivos do transporte rural permanecem na General Neto, entre as ruas Barão de Santa Tecla e Santos Dumont. Após o período de adaptação, deverão também retornar ao ponto tradicional, na Neto, entre Deodoro e Barão de Santa Tecla.

Por Kímberlly Kappenberg/ASCOM