AO VIVO

A corte da Fenadoce 2020 representará um resgate histórico: ao invés de duas princesas e uma rainha, as típicas soberanas darão lugar a um trio de baronesas. Desta vez, elas não representarão apenas a 28ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), mas também a cidade de Pelotas em eventos a nível estadual, nacional ou até mesmo mundial. As inscrições para quem desejar concorrer à nova corte vão até 25 de outubro. A escolha final será no dia 21 de novembro, com um desfile no Centro de Eventos Fenadoce.

 

A mudança, segundo a Comissão Organizadora do concurso, visa uma retomada da história de Pelotas, reinventando a corte que representa a feira desde a sua primeira edição. “Com o reconhecimento recente da feira como patrimônio do RS pelo governo do estado, somando-se a já reconhecida tradição doceira e conjunto histórico pelo Iphan em 2018, entendemos que as representantes da feira precisavam ampliar sua atuação”, explica Enio Ferreira, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), entidade organizadora da Feira.

Para isso, nada mais significativo do que o título de Baronesa, que remonta ao período das charqueadas pelo qual a cidade ficou conhecida e também onde se originaram os doces. Destaca-se que não haverá hierarquização entre as três integrantes da corte, pois elas vão representar a Fenadoce e a tradição doceira da região.

Para participar
Assim como nos demais anos, as candidatas deverão ter 18 anos ou mais e ter concluído o ensino médio, além de morarem há mais de dois anos em Pelotas. As inscrições serão limitadas a 15 candidatas, por isso podem encerrar antes do dia previsto caso as vagas sejam preenchidas. Seguindo também a fórmula dos demais anos, elas deverão representar alguma entidade/empresa associada ao CDL.

Avaliação
As candidatas passarão por três avaliações feitas pela Comissão Organizadora a partir de atividades como reuniões, palestras, entrevistas, oficinas, entre outras. Entre os quesitos que serão levados em conta na primeira avaliação estão o comprometimento, capacidade de comunicação, gentileza, simplicidade, pontualidade e outros.

Já a segunda avaliação irá considerar os conhecimentos geral e específicos sobre a Fenadoce, a história de Pelotas e dos doces, além da tradição doceira e Antiga Pelotas. Por fim, um Corpo de Jurados será responsável pela avaliação no dia do desfile, observando a simpatia, postura elegância e passarela. Cada Baronesa vencedora receberá ainda uma premiação além do título no valor de R$ 6.000,00.

Inscrição
A inscrição deverá ser apresentada pela empresa/entidade responsável com a ficha de inscrição da candidata, foto 3×4 e um vídeo de apresentação que seja gravado em um local tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) ou turístico de Pelotas. As inscrições deverão ser entregues na sede da CDL Pelotas, na avenida Pinheiro Machado, 3390, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h. O regulamento completo estará disponível no site da Feira.