AO VIVO

Os cursos de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) uniram-se em uma ação de inclusão social. Através de fotos, 25 alunos da Escola de Inclusão da UFPel foram registrados envolvidos em suas atividades preferidas. O resultado poderá ser conferido na exposição “Encantando Você”, que será inaugurada nesta terça-feira (24), às 17h, no saguão do Campus I da Católica.

Com coordenação dos professores de fotojornalismo Nauro Júnior (UCPel), e Carlos André Dominguez (UFPel), as fotografias foram realizadas por quatro acadêmicos de cada instituição, em outubro de 2017. O Campus Porto da UFPel serviu de cenário para o registro da beleza única de cada um dos participantes.

Durante as sessões de fotos, os acadêmicos voluntários puderam experimentar atividades como produção, iluminação e fotografia. Conforme avalia o docente da UCPel, Nauro Júnior, a experiência foi enriquecedora e serviu para quebrar barreiras. “Buscamos inspirar os alunos para que eles vissem pessoas além das deficiências”.

O projeto surgiu através da ideia de uma das mães dos alunos da Escola de Inclusão, Maria de Fátima Cunha. “Queríamos envolver os alunos em uma programação com fotografia. Convidei o Nauro que expandiu para as Universidades, chamando os estudantes para fotografar”, conta. Para ela, a exposição servirá para despertar o interesse da população pelo grupo.

A mostra fotográfica “Encantando Você” estará disponível para visitação no saguão do Campus I da UCPel até 7 de maio. Posteriormente, o grupo pretende levar a exposição para o Shopping Pelotas e UFPel.

Redação: Piero Vicenze