AO VIVO

No início, uma reivindicação de vereadores de Camaquã. Na tarde da última sexta-feira (20), o auditório do Teatro do Sesc completamente lotado. As centenas de pessoas que não conseguiram entrar assistiram do lado de fora, em um telão, o Painel RBS: “Duplicação Urgente da BR-116 Sul”, que apresentou avanços nos encaminhamentos do Movimento Juntos Pela Duplicação da BR-116 Sul. A proposta do senador Lasier Martins (PSD), de pedir ao presidente da República, Michel Temer, o incremento de R$ 75 milhões para finalizar a obra, foi confirmada e aplaudida por todos os presentes. A ideia do grupo é levar o tema até os ministérios do Planejamento e da Fazenda, juntamente com o Ministério dos Transportes.
O prefeito de Tapes, Sílvio Rafaeli (PDT), propôs uma audiência do Movimento com o Tribunal de Contas da União, para tratar sobre um apontamento que impede que aditivos necessários à obra sejam realizados.

Na primeira parte do evento, foram ouvidos relatos de familiares que perderam parentes em acidentes fatais na rodovia e, na sequência, apresentada a retrospectiva da obra, dados econômicos e os reflexos da não duplicação, além da manifestação do coordenador da bancada gaúcha, deputado Giovani Cherini (PR), e dos representantes do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na opinião do analista em infraestrutura de Transporte do DNIT, engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, é preciso superar fatores econômicos e legais para avançar na conclusão da obra. “Os dois pilares para o não andamento da duplicação são a falta de orçamento e o preço do asfalto, que por lei é fornecido pela Petrobras. É necessária uma alteração ou um ajuste na Lei”, disse.

Com a mediação do jornalista Daniel Scola, o debate contou com a participação de Flávia Barboza, que perdeu parentes na BR-116, do coordenador da Frente Parlamentar em defesa da duplicação da via, deputado Afonso Hamm (PP), do chefe da Delegacia de Eldorado do Sul, da Polícia Rodoviária Federal, Fábio Guilherme da Paz, do superintendente do DNIT, Delmar Pellegrini Filho, do coordenador da Aliança Pelotas, Gilmar Bazanella, e do prefeito de Tapes, Sílvio Rafaeli (PDT).

Fonte: ASCOM